Intel Extreme Tuning Utility: Overclock de processador e memória

Intel Extreme Tuning Utility é uma ferramenta oficial da Intel que assim como o OverDrive da AMD, oferece ao usuário a possibilidade de overclocks rápidos e seguros em placas-mãe da marca.

A interface do programa é moderna e agradável oferecendo dados precisos para os amantes da técnica de aumento de clock do hardware. Todas as operações de aumento de frequência através do programa foram feitas para serem efetuadas da forma mais simples possível e quando realizadas de maneira certa podem aumentar significativamente o desempenho da peça.

Um ponto forte do programa é que ele permite tanto que as mudanças sejam feitas de maneira manual quanto automáticas sendo esta última opção a melhor para usuários com pouca ou nenhum experiência.

O Intel Extreme Tuning Utility possui um sistema lateral de abas que torna tudo muito organizado, separado e descomplicado, mesmo estando em inglês.

De um modo geral, a ferramenta passa a ser boa não só por aqueles que gostam de fazer overclock como também por aqueles que precisam testar o desempenho da máquina através de testes de stress, afinal, o programa é apto a realizar uma série de verificações e averiguar se a CPU está se comportando adequadamente quanto submetida a atividades pesadas.

Atenção

É importante sempre deixar bem claro que apesar da técnica de aumentar o clock de fábrica do hardware (overclock) ser largamente utilizada, ela pode danificar o equipamento quando feita de maneira errônea. Se feita de maneira correta, o máximo que possa acontecer é um pequena diminuição da vida útil do hardware, o que acaba não sendo um grande problema já que a vida útil de um processador é em torno de 20 anos.

Licença: Freeware (Grátis)
Sistemas: Windows XP/Vista/7
Download: downloadcenter.intel.com/Detail_Desc.aspx?agr=Y&ProdId..

2 comments on “Intel Extreme Tuning Utility: Overclock de processador e memória
  1. Robson Alves

    Olá amigos. Gostaria de fazer uma colocação em relação a este pgm. Tomem cuidado, pois fui instalar e ainda bem que sempre faço back up e sempre crio um ponto de restauração diariamente pela manhã, pois quando o pgm depois de instalado pediu para reiniciar meu PC ele não ligou mais e muito menos a internet, ainda bem que tinha um ponto de restauração antes da instalação se não já era…saco d defunto…caixão….tería que formatar meu PC… Se for usarem tomem cuidado e MUITO CUIDADO. Possui o “Ruindows” 7 x64 original, e placa mae e CPU da Intel e simplesmente babou aki…. Fica a dica… Abçs a todos…

  2. zehruela420

    só uma dica, se quiserem mesmo fazer oveclock no pc eu aconselho pesquisar muito antes e fazer over preferencialmente direto na BIOS, mas é preciso conhecimento para fazer antes e ainda assim sempre haverá RISCOS DE DANOS NO PC.

Comments are closed.