K Computer, o computador mais rápido do mundo

Segundo a classificação TOP500, o “K Computer” desenvolvido pela Fujitsu é atualmente o computador mais rápido do mundo. Ainda em fase de desenvolvimento, a máquina possui a performance de 1 milhão de desktops conectados.

Localizado no “RIKEN Advanced Institute for Computational Science”, no Japão, o supercomputador ultrapassou o poder de processamento do Tianhe-1A, feito pelo National Supercomputing Center em Tianjin, na China e tido como o computador mais rápido do mundo até a chegada do “K”.

Computador mais rápido do mundo

Para se ter uma ideia, a máquina possui 672 gabinetes “recheados” com 68544 CPUs SPARC64 VIIIfx de 2 GHz com 8 núcleos cada uma que oferecem um total de 548352 núcleos. O poder de processamento é de 8.160 trilhões de operações por segundo. Para alimentar tantos processadores é necessário nada menos que 9,89 megawatts, energia suficiente para abastecer 10 mil casas.

Para se construir o K Computer foi gasto cerca de US$1,25 bilhões. O governo japonês pretende utilizá-lo para criação de modelos matemáticos, simulações no impacto das mudanças climáticas, aumentar a eficiência de tecnologias voltadas a energia renovável ​​e prever desastres naturais.

Computador mais rápido do mundo

One comment on “K Computer, o computador mais rápido do mundo
  1. Anônimo

    muito bom …portugal devia comprar um para previsao de crises economicas

Comments are closed.