Linux Mint 12 Lisa

Já está disponível o download do Linux Mint 12 batizado de Lisa. Esta versão do sistema operacional tem dentre seus destaques a interface gráfica GNOME 3.2.

Para quem não conhece, o Mint é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu, mas é diferente de outras distribuições. É uma versão recomendada para usuários que presam a usabilidade e simplicidade graças a facilidade de instalar plugins do browser, codecs e players.

Além do GNOME 3.2 em conjunto com o Mint Gnome Shell Extensions, o Mint tem como base o Ubuntu 11.10 e seus principais componentes são o painel inferior, menu de aplicações, sistema de lista e transição de janelas e Linux kernel 3.0.

O navegador que equipa e versão é o Mozilla Firefox 7.0, o cliente de e-mail o Thunderbird 7 e a suíte de escritório o bom LibreOffice 3.4. Há ainda o gestor de senhas LightDM.

Linux Mint 12 Lisa

Segundo o desenvolvedor, o Linux Mint 12 mistura elementos da interface antiga e nova. Você pode iniciar aplicações à partir do canto inferior esquerdo e alternar entre os aplicativos usando a lista de janelas ou atalhos do teclado.

Como na versão anterior, o plano de fundo padrão mostra uma cena em 3D com o logotipo do Linux Mint. A obra de arte original é de um artista chamado Gelsan.

O novo motor de busca padrão é Duck Duck Go que fornece resultados otimizados. Você poderá também instalar outros motores de maneira rápida, simples e através de explicações claras e instruções fáceis.

Apesar de tratar de uma versão estável, o desenvolvedor ressaltar que por se tratar de um sistema novo poderá conter alguns bugs.

Licença: Open Source (Grátis)
Download: blog.linuxmint.com/?p=1858

9 comments on “Linux Mint 12 Lisa
  1. Renato

    Mint que pra mim é um Ubuntu com Visual mais elegante, clean e com a maioria dos aplicativos que eu instalava antes, agora já vem com eles. Diferente da canoical,que sempre precisamos fazer ajustes,O Mint está melhor para Java,atualizações mais fáceis,resumindo ele já vem pronto para usar. Estava utilizando o 11 via dvd, esse vou baixar e fazer dual boot.

    • Phlávio.g

      Aí Renato, blz? Onde vc tá usando o Mint12? Instalei ele num pc desktop e realmente mt lindo e funcional e rápido p instalar e usar/navegar. Mas queria msm era instalar num NETBOOK HP 2133 VIA C7-M 1,2GHZ, 1MB Ram. Não consegui. Nem roda em modo Live (direto do pendrive no meu caso). Ou seja; o Net fica patinando, tela preta…. O msm acontece c Ubuntu 11.04. O interessantemente na época do lançto deste Net, a HP tinha ele c versão linux. Este meu comprei usado, veio c Xp (agora c Win7), mas original Vista Basic. Me desculpe o Jhonny…Sei q este n é o canal,,, Mas pode me dar uma luz? Abraço…. Flávio

  2. Luiz

    Mint é um Ubuntu usando o gnome shell e algumas extensões, resumindo… Pegue seu ubuntu 11.10, instale a interface gnome e as extensões do mint (que não são muitas), e estara com o mint 12.

    • Marden Sampaio

      Errou feio amigo… Linux Mint não é um Ubuntu melhorado, é um Mint incomparável, se deseja tornar seu Ubuntu um Mint é melhor voltar pra escola. É um Ubuntu no 12.

  3. jairo

    baixei, e gravei a iso num cd . tentei rodar pelo cd , e não rodou,tentei instalar pelo windows tambem não instalou

  4. Renato

    O Phlávio, esse seu net com via, o indicado é Ubuntu netbooks ,apesar do Mint ser leve,não é adequado para sua máquina. Te falo isso porque uso também um Acer Aspire One,além da facilidade de reconhecer os componentes.(ubuntu netbook remix).Entra na comunidade vivalinux.com.br ,e veja opiniões de outras pessoas e sem tem Mint para net, eu desconheço.

    • Phlávio.g

      Ubuntu netbooks? Não conhecia. tô lendo sobre ele aqui agora. Parece ser o mais indicado msm. Vlw! Abç

  5. Renato

    Jairo você verificou o MD5 da ISO

  6. Anônimo

    CORREÇÃO: O Mint q estou tentando instalar é o 11-Katia. @Renato: o problema é este Net msm (Bios, talvez?). Ontem consegui ele reconhecer o Mint11 e deu p usar em parte. Deu p fuçar. Apareceu msgm de instalar Drivers. Não aceitei pq tô usando modo Live/usb. Talvez p isso n detectou o W-Fi. Desta vez usei Unetbootin/windows p tornar o pendrive botavel. Estava usando o Universal USB Installer. Falo q o problema é o net pq tentei instalar o BigLinux 5-RC2 (Ubuntu 11.04) deu quase msm problema. E este ‘sub distrito’ qdo instalei num desktop correu td bem. @Luiz : já tinha tentado instalar neste Net tbm. Vlw. Abç a tds.

Comments are closed.