Linux tem apenas 10 “grandes” aplicativos, diz criador do Gnome

Quando a Microsoft disponibilizou o download do Windows 8 Alpha surpreendeu muita gente, mas ficou muito claro o motivo de tal decisão: um dos fatores para um sistema operacional moderno fazer sucesso é ele ter um bom número de aplicativos de qualidade disponíveis para ele. Quando o sair a versão final do Windows 8 provavelmente teremos milhares de aplicativos dos mais variados prontos na nova loja do Windows.

Segundo o criador do Gnome, é exatamente por este motivo que o Linux é um fracasso nos desktops de usuários domésticos.

gnome

Em uma recente entrevista dada ao site “Tim Anderson’s ITWriting”, Miguel de Icaza, criador do Gnome, respondeu a algumas perguntas feitas pelo autor do site.

Quando perguntado sobre sua reação com o novo estilo Metro do Windows 8 e se o Linux também teria algo similar ele respondeu:

Acho que não. Para ser honesto, com o Linux no desktop, os benefícios da tecnologia open source realmente jogam contra. Quando você conta quantos grandes aplicativos de desktop existem no Linux você chegará ao número 10 ou se pesquisar muito, 20.

Quando perguntado se ele achava que a interface Metro do Windows 8 iria se dar bem no mercado respondeu:

Eles são a Microsoft. Em três anos vão ter essa coisa em meio bilhão de computadores.

Miguel de Icaza respondeu ainda a respeito da nova loja de aplicativos do Windows e disse que os desenvolvedores precisarão respeitar as diretrizes Metro já que não vão dar acesso a API completa, apenas uma versão em modo seguro. Com isso, segundo ele, finalmente serão resolvidos os problemas de segurança no Windows.

Fonte: www.itwriting.com/blog/4925-miguel-de-icaza-talks-about-windows-8..

18 comments on “Linux tem apenas 10 “grandes” aplicativos, diz criador do Gnome
  1. Marcos J

    Se o criador do Gnome afirma que “finalmente serão resolvidos os problemas de segurança no Windows” então, me parece que agora sim vai se falar menos mal do windows, quanto ao quesito segurança. Será este Windows 8, um Windows quase perfeito?!

    • Jhonny Costa

      Ao que parece teremos os softwares exclusivos para a interface Metro distribuídos exclusivamente pela Microsoft que vai abocanhar cerca de 40% dos desenvolvedores, mas os que já conhecemos e que são distribuídos de forma “independente” devem continuar. Eu não acho que os problemas de segurança não serão totalmente resolvidos, talvez minimizados para aqueles que optarem apenas pelos “softwares oficias” que provavelmente serão mais caros que os demais. Abraço!

  2. dommarco

    Só deixei de usar o Linux justamente pela falta de aplicativos.

  3. Luiz Souza

    Uma critica feroz de Miguel de Icaza, até surpreendente! É a primeira vez que analiso o Linux sob esse aspecto e o cidadão, infelizmente, está correto! Uso o ubuntu principalmente para navegar em sites perigosos quando quero segurança e alguma privacidade, no mais tudo é feito no Windows, principalmente porque lido muito com áudio e vídeo. É bom observar que Miguel fala sobre a interface gnome, pois existe a KDE também! O novo windows irá abocanhar, na minha opinião, mais de 40% das empresas que trabalham na plataforma, o melhor exemplo é o antivirus, pois não faz mais sentido comprar de outra empresa tendo o Microsoft Security Essentials trabalhando junto com as ferramentas nativas do W7 e já fazendo um trabalho decente! Outros exemplos: firewall, ferramentas para gerenciamento de disco, compactadores, desfragmentadores e, futuramente, arrisco até num office básico embutido! Já segurança do sistema é outra questão!

  4. Sérgio Martins de Aguiar

    QUANTA MENTIRA JUNTA!!!!!!!!!!! Duvido que tal entrevista teve mesmo esse conteúdo!!!!!!!!!!! Inicialmente, o WINDOWS 8 copiou essa nova interface METRO do mundo LINUX!!!!!!!!!!!!!!! Só vou citar duas distribuições que usam essa interface, dentre outras: MOBLIN e A N D R O I D!!!!!!!!!!!!!!!! Essa interface vem sendo usada no mundo LINUX há vários anos. Existem milhões de programas para o LINUX, alguns tem a mesma funcionalidade dos encontrados no WINDOWS, e com uma grande vantagem, são incrivelmente MINÚSCULOS!!!!!!!!!!!!! Existem vários e vários programas!!!!!! Sei disso, pois uso LINUX todos os dias e uso esses programas sempre. Sinceramente, não sabem do que estão falando!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Luís Henrique

      Entenda que MOBLIN e Android não tem nada a ver com a interface Metro. Perceba que nem tudo que tem um quadro é Metro UI. E mais, mesmo que tivesse… e daí? Ninguém queria tornar as telas multitouch populares antes da Apple botar isso no iPhone. Agora vamos xingar todas as fabricantes por colocar nos seus aparelhos também? Quanto aos programas, perceba que ele disse “grandes programas” e não simplesmente programas. Se eu quiser fazer um Hello World e dizer que é um programa pra linux posso, mas a questão não é quantidade. É qualidade e não para usuários mais sofisticados e que entendem o que está na tela. Falamos de usuários mais simples. E esses, como ficam? Eles não têm que ser geeks para usar computador. A idéia é que todo mundo possa usar e a Microsoft e a Apple entenderam isso. O mundo Linux ainda não despertou muito para isso, ainda é tímido nesse aspecto. Não seja um desses usuários de Linux com a mente fechada e achando que está usando o fodão só porque não é Windows.

      • Sérgio Martins de Aguiar

        A questão é não discriminar o usuário Linux como “mente fechada”, sou prova viva de que o Linux no desktop é extremamente viável e funcional. Sou usuário do Windows desda a versão 3, e tudo que sei sobre informática caiu por terra quando começei a usar o Linux. O Linux como desktop é tão real que hoje em dia só uso a distribuição SLACKWARE, com ênfase no desktop. Tenho tudo instalado, office, jogos 3d, conversores de vídeo e por ai vai… A questão é que queria provar para mim mesmo que não dependia de nada do mundo Windows. Consegui!!!!!! Não podemos nos conformar com apenas uma opção, a vida e cheia de opções!!!! Faça-se a pergunta certa: O windows é mesmo a melhor escolha para mim? Se sim, seja feliz, se não, seja feliz também!!!!!!!!!!!!!!!! Um abraço a todos.

        • Nigel

          Não seja ignorante cara. Pelo jeito você é apenas 1 entre 1 milhão que chegou a esta sua conclusão. A maioria (99%) não pensa como você. Ninguém quer mais perder tempo aprendendo algo novo como o Linux, pois o mundo tem muito o que fazer, não temos tempo a perder. O Windows já tem zilhões de aplicativos avançados, testados, evoluídos na plataforma. O Linux já perdeu a guerra, não tem como recuperar isso da Microsoft entende ? Além do mais o Linux tem zilhões de distros diferentes, cada 1 operando de uma forma diferente e confundindo os novatos. Leia meu artigo “software livre causa desemprego” na rede e vai entender todos os aspectos que fazem do Linux um fracasso.

        • Nigel

          Na verdade ainda existe 1 única possibilidade do Linux dar a volta por cima. O dia em que o Torvalds e sua equipe criar um jogo revolucionário (10 vezes melhor que o Crysis) que funcione numa performance incrível no Linux e que não seja distribuido em outras plataformas. Então isso vai chamar a atenção da molecada, dos novatos. E você sabe que quando o gosto cae na boca dessa gurizada viciada em jogos e entreteniento é porque o negócio vai funfar. Dê esse recadinho ao Torvalds, pois o dia que começarem a surgir jogos melhores para Linux do que no Windows, então poderá haver uma reviravolta, mas enquanto isso não acontecer esqueça. Quem escolhe e elege um SO são pessoas simples (o povão). Então faça o que o povão quer. Diga ao povão que o Battlefield roda melhor no Linux do que no Windows pra ver se o Linux não decola diga ? Até agora o Linux não ganha do Windows em nenhum aspecto. Há 10 anos atrás eu já pregava o fracasso do Linux, e ninguém me ouvia. Então me ouça agora. Essa idéia dos jogos é a única chance velho.

          • Nigel

            O povo não quer tabalhar, o povo quer entretenimento. O povo não quer saber dificuldade, o povo quer facilidade. O povo não tem dinheiro, e o Windows pirateado tem saber de goiaba roubada do quintal do vizinho. Percebe ? Ninguém dá valor ao que é gratuito, e sim ao que é ilegal (ou seja, aquilo que é pago e você usufrui de graça).

          • Nigel

            digitei errado “sabor”

        • Andre

          “A questão é que queria provar para mim mesmo que não dependia de nada do mundo Windows. Consegui!” Então vc é o único, pois começando do básico, não existe nenhum aplicativo IGUAL ao Windows Live Messenger. Já vou poupando seu trabalho em rebater: todas aquelas cópias, EmeSene, Kopete, Mercury, são deficientes e mal feitas. Além do visual amador.

    • Luiz Souza

      Caro Sérgio, link disponibilizado acima pelo Jhonny (em inglês): “Miguel de Icaza talks about Windows 8 and the failure of Linux on the desktop” http://goo.gl/5Ne0S 1. Estamos falando de Desktop! Os portateis são praticamente Linux. 2. Sim existem vários e vários programas, alguns funcionam outros não, principalmente levando-se em conta as duas principais interfaces e suas incompatibilidades (Gnome e KDE), quando não são disponibilizados apenas em linhas de comando! 3. Linux é uma alternativa sim, valida sim e não pode e não deve ser descartada. Acho que Miguel de Icaza está simplesmente alertando: façam mais programas tipo windows, mais intuitivos, quatro cliques e estamos conversados. Exemplifico: Tenta converter um AVI para DVD no Linux! Como foi dito, existem milhões de programas, mas nenhum funciona e o que funciona tem que ter suporte do Linus Torvalds, mas sem resultado final garantido. É disso que estamos falando….simplicidade, funcionalidade, resultado final bom! 4. O Windows 8 vai ter Interface ‘Metro’! É daí?

  5. João Oliveira

    O sitezinho mais fajuto esse, conteudo sem vergonha e distorcido.

  6. Carlos Lorenzon

    vocês beberam? Vamos colocar notícias com pelo menos um fundo de verdade….

  7. Fábio Mattes

    Nossa, só tem carcamano puxa saco do windows nesse site e os cara querendo discutir linux e software livre… tsc tsc tsc… não adianta tentar colocar na cabeça de alguém que usa windows porque tem preguiça (perder tempo=preguiça) de aprender, hoje em dia o mundo é um lugar acomodado, todo mundo gosta das coisas prontas mastigadas, o estudante sai da universidade já querendo um cargo pra ganhar 10.000 por mês, as meninas fazem 12 anos e já querem namorar, a mulekada cresce um pelinho na cara e ja se diz homem, o usuário de computador quer que o mesmo seja mais inteligente que ele e trabalhe por ele, o que é uma coisa que eu espero nunca acontecer. Então não adianta, gente preguiçosa só usa sistema operacional de gente preguiçosa…

  8. SuporteTecnicoID

    Santa ignorância Batman…… “Ninguém vai mais trocar de Celular” e ninguém vai comprar nenhum tablet, porque terão de aprender tudo novamente, e se comprar 2 tablets, terão de descobrir como cada programa deles trabalha, como cada apk faz e o que faz exatamente……ah é mesmo ninguém ta reclamando disto de aprender nestes dispositivos…..porque será então que sempre vejo neguinho falando que “ah ninguém vai querer perder tempo em aprender Linux”….que incoerência……hum, daqui a pouco ninguém vai querer trocar de relógio, porque senão vai ter de reaprender o que todos os botões e funções dele faz……porque será que ninguém reclama disto……porque? Puro preconceito lançado pela concorrência desleal do mercado…..que se move porque os programas Linux são minúsculos ( normalmente 10 vezes menos no mínimo ) e consequentemente nem precisaríamos de grandes HD e memorias nem processadores para rodar o básico do Sistema, este é só um dos pontos….sinto por todos que acreditam nestas besteiras de que Linux não da pra desktop, quem fala isto é porque não tem coragem de trocar…..de relógio….kkk

  9. Marcelo

    Morro de rir com os xiitas do Linux e seus comentários inteligentes…

Comments are closed.