Mac OS X Mavericks gratuito e o futuro do Windows

A atualização gratuita do Mac OS X Mavericks chegou e alguns usuários começaram a se questionar sobre o futuro do Windows.

Mas se por um lado as atualizações para dispositivos móveis sejam gratuitos há anos, a Microsoft também disponibilizou o Windows 8.1 gratuitamente para os usuários do Windows 8.

Sobre o OS X Mavericks

Ao considerar ajustes feitos em relação ao OS X Mountain Lion (10.8), versão anterior do sistema da Apple, o sistema evoluiu bastante a a empresa ainda permite que usuários desde sua versão de 2009, a 10.6, quando era o OS X Snow Leopard, possam fazer o upgrade gratuito.

Porém, isso vale para os retardatários, já que quem estava disposto a pagar pela atualização já o fez há algum tempo. Mas afeta também quem está querendo comprar um novo computador e já pensa em ter atualizações gratuitas, então será que isso fará o Windows perder espaço no mercado?

Mac OS X Mavericks gratuito e o futuro do Windows

E o Windows, como fica?

A estratégia da Microsoft também está mudando e o interesse em vender seus aplicativos na Windows Store ou então assinaturas do Xbox Live e Office 365 está sendo maior que a venda do seu sistema operacional.

Em contrapartida, mesmo a Apple dizendo que o OS X Mavericks é completamente gratuito está omitindo um pouco detalhes importantes já que o verdadeiro custo deles está no desenvolvimento do OS X que já está incluído no hardware.

E o mesmo acontece quando você compra um computador com Windows, já que a maior parte do lucro da empresa está embutido na compra do sistema por grandes empresas fabricantes de computadores, como a Dell, por exemplo.

Quem realmente precisa comprar uma mídia do Windows é quem está disposto a montar seu próprio computador ou quem pretende fazer uma atualização do sistema, ou seja, a minoria, já que o lucro provém das empresas mesmo. Assim, a Microsoft não perde muito e todo mundo ganha.

Mas aí vem o questionamento: se isso realmente acontece porque o Windows 8.1 só está gratuito para quem já possui o Windows 8? Porque para a Apple parece que todos os usuários do Windows XP pudesse fazer sua atualização gratuita, ao que parece.

Mas não, pois o ano de lançamento do Snow Leopard (sistema a partir do qual a atualização pode ser feita gratuitamente para o Mavericks) foi o de 2009, mesmo ano de lançamento do Windows 7, já que o Windows XP é de 2001.

Desta forma, a Microsoft não está totalmente errada e nem perdendo para a Apple porque ao analisar os sistemas do Windows 7 e Vista em comparação ao Windows 8 é preciso que haja melhores processadores com suporte a Physical Address Extensions (PAE), NX bit e extensões SMID de segunda geração e uma placa de vídeo compatível com DirectX 9.

Sendo assim, nem todos os computadores com sistemas mais antigos oferecem este suporte, o que não adiantaria muito a liberação do Windows 8 gratuitamente para todos os usuários do Windows, uma vez que teriam que mudar recursos do computador ou até mesmo comprar um novo, este que já teria o Windows 8.

E você, o que acha desta história entre a liberação de atualizações gratuitas? Acredita que o Windows pode perder para o Mac?

One comment on “Mac OS X Mavericks gratuito e o futuro do Windows
  1. Jaguarablu

    Acho que não, pois segundo pesquisa o windows 8.1 é mais leve que o windows 7 podendo ser instalado em qualquer computador com Vista ou 7. Quem tiver dúvida pesquise !

Comments are closed.