Meld: Visualizão de alterações em documentos e diretórios

Meld é um programa muito interessante que permite aos usuários visualizarem com mais facilidade e precisão todas as alterações realizadas no seu projeto. Para isso ele compara as versões anteriores de documentos e pastas e mostra tudo que acabou sendo alterado, o que acaba sendo muito interessante especialmente para quem trabalha com desenvolvimento.

O programa é muito interessante por conseguir mostrar estas alterações de uma maneira extremamente visual. Ele coloca as duas versões do documento ou da pasta lado a lado na mesma interface e consegue destacar as alterações feitas com cores diferentes, criando comparações inclusive apontando onde estão as modificações citadas.

O sistema também permite que os usuários comparem duas ou três vias de ambos os arquivos e diretórios, além de apresentar suporte para várias versões de sistema de controle populares. Desta forma fica muito mais simples visualizar as alterações de códigos e entender e localizar patches, por exemplo.

Utilizando o Meld

O programa é relativamente simples de ser utilizado, tendo em vista que ele foi criado como um programa destinado a ajudar desenvolvedores a encontrar discrepâncias e diferenças entre códigos de projetos como HTML, dentre outros. Dentro da própria interface os usuários conseguem abrir dois ou três tipos de arquivos e pedir para que a comparação seja feita.

meld

O Meld suporta vários sistemas de controle de versão, incluindo GitHub, Mercurial, Bazaar e SVN. Ele faz o lançamento de comparação de arquivos para verificar quais alterações foram feitas antes de se comprometer.

Além disso, você pode ver o status de versionamento do arquivo de maneira muito simples. Ele traz ações simples de controle de versão de maneira muito prática, como atualizar, adicionar, remover e apagar arquivos.

Licença: Freeware
Sistemas: Windows 8/8.1
Download: sourceforge.net/projects/meld-installer