Como saber quanto de memória cada Add-on (extensão) consome no Mozilla Firefox

Muitas pessoas instalam dezenas de extensões e complementos no navegador Mozilla Firefox e depois reclamam que o navegador consome muita memória RAM. É claro que quanto mais extensões são instaladas, mais hardware é exigido e agora você poderá tirar a prova disso.

Antes de mais nada vale lembrar que como consequência do alto consumo de memória devido ao grande número de add-ons instalados não só o navegador mas o sistema operacional como um todo pode ficar extremamente lento.

O difícil é ficar longe de tantas extensões interessantes que tanto o Chrome como o Firefox possuem, então, uma boa coisa a ser feita é primeiro de tudo verificar quais são os complementos que mais memória estão consumindo e de posse com esses dados desativar aquilo que pode ser desativado nem se for de maneira provisória, ou melhor, você deixa um determinado add-on desativado e só o ativa quando realmente for necessário.

about:addons-memory

Existe uma extensão para o Firefox chamada “about:addons-memory” que depois de instalada oferece ao usuário a possibilidade de ver detalhadamente quais são os add-ons que mais estão consumindo memória naquele momento.

O download do complemento pode ser feito através do site oficial e após instalado, os recursos do “about:addons-memory” podem ser acionados através do comando de mesmo nome, ou seja, basta digitar about:addons-memory na barra de navegação para ver todas as informações de consumo de memória, inclusive do navegador em questão:

Quanto de memória cada Add-on Consome

Sem dúvida esta é uma opção muito interessante para tomarmos a decisão correta na hora de desativar os add-ons famintos de memória RAM. Provavelmente os dados não são extremamente precisos, mas é uma boa maneira de começar a encontrar os complementos que estão fazendo o seu navegador ficar devagar.

Pequena e útil, é uma ferramenta que seria melhor se tivesse mais opções de controle, apesar de oferecer um botão para minimizar o consumo de memória dos add-ons.