Microsoft lança site para testar segurança de navegadores

A Microsoft anunciou esta um novo site que permite ajudar as pessoas identificarem o grau de segurança dos seus navegadores.

Através de um artigo publicado no blog oficial, a empresa informou que 24,4% de todos os navegadores web estão desatualizados e são muito inseguros. Desses, 15,2% são Internet Explorer 6 e 7, 7,5% são versões mais antigas do Mozilla Firefox e 1,7% do Google Chrome, único navegador dos três que automaticamente baixa e instala atualizações sem que seja necessário a intervenção do usuário.

Com relação aos países com maior número de navegadores inseguros, aparece em primeiro lugar os Estados Unidos com 21 milhões seguido pelo Brasil com 7 milhões, França com 5 milhões, Reino Unido com 4 milhões e China com pouco menos de 4 milhões.

 testar segurança do navegador

Para realizar a análise do seu navegador basta visitar www.yourbrowsermatters.org/#/stay-safer-online e clicar em “See Your Browser Score”. Ao término do processo você receberá uma nota de 1 à 4, quanto menor for esta nota, pior seu navegador é no quesito segurança.

Quando problemas de segurança são encontrados o serviço oferece ao usuário opções para não ficarem tão vulneráveis como baixar a última versão do seu navegador, certificar-se se o sistema operacional está atualizado etc. Infelizmente o serviço não suporta versões dos navegadores em fase de testes (Betas, Alphas etc).

Nos testes realizados aqui, o Internet Explorer 9 recebeu 4 de 4 pontos, ou seja, a maior pontuação possível. A última versão do Google Chrome recebeu nota 2,5 e o Mozilla Firefox 2.

 testar segurança do navegador

O interessante é que o IE9 falha em três dos dezesseis testes já o Chrome e Firefox em sete e nove deles, respectivamente. O Internet Explorer 6 recebe nota 0 e o Internet Explorer 7, 1 de 4.

Segundo a Microsoft, todos os testes são baseados em critérios que simulam quatro formas de ataque: downloads perigosos, phishing, ataques diretos no navegador e ataques de websites.

Se este teste é realmente válido ou apenas um trabalho de marketing da Microsoft? Cabe a você tirar as conclusões.

10 comments on “Microsoft lança site para testar segurança de navegadores
  1. Virus

    Estou postando ANTES de ler a matéria: Deixe-me advinhar: “Segundo a Microsoft, o Internet Explorer é o “mais mió di bão”…

  2. Virus

    Haha, eu tenho o poder de prever o futuro…

    • Lucas ^^

      Kkk³ na mosca

  3. ivan

    Não testa o navegador em tempo real, por isso não confio nesse site! >:(

  4. SDias

    Entrei no site e meu navegador não foi testado; eu monitorei todas as portas, os pings e pongs, tudo, e o navegador não foi atacado. Já dá para desconfiar sem nenhuma monitorização, pois o resultado sai rápido demais. A única coisa que a página faz é identificar seu navegador, e apenas e tão somente com isso, dá uma nota. Armaram um circo para mostrar um resultado que poderia ter sido colocado numa tabela. Quem não tem firewall visível pode fazer um teste bem simples: é quase certo que tenha o IE sem complementos (outros navegadores também têm essa alternativa), o que o torna mais seguro, mas a nota será a mesma que a obtida pelo navegador com os complementos. Eu acho que é uma fraude, e não vou me surpreender se eles forem processados ou punidos de alguma forma.

  5. Anonymus

    Microsoft idica que o IE é seguro. Sem dúvida, o pai falando bem do filho. KKKKK Testes de segurança são aqueles que testam ataques XSS direto e refletido , porque é daí que você pode fazer um phishing e ataques de websites. Não podemos esquecer também os seguintes testes: Json.parse, post Message, http only cookie, X-frame-Options,X-Content-Type-Options,Block location spoofing, Block JSON hijacking, Block XSS in CSS,Sandbox attribute,Origin header,Strict Transport Security,Block cross-origin CSS attacks,Content Security Policy,Cross Origin Resource Sharing,Block visited link sniffing. O Chrome possui maior segurança e possui os seguintes blocos de controle: ASLR,DEP,SANDBOX,INTEGRITY SCALATION. O firefox apresenta só os dois primeiros blocos. o IE 7 só o primeiro bloco e o IE8 os dois blocos iniciais. Sandbox para os processos que são individuais,só há no Chrome. No Firefox é possível aumentar a segurança com o complemento NoScript. Este complemento gera um sandbox para execução de scripts o que é muito bom !!! :) Este complemento possui recursos de firewall camada 6 ( camada de tradução ou apresentação) do critério OSI. Se você possui um bom antivírus, uma boa firewall que atenda as camadas 3 e 4, sem dúvida você está bem protegido. Aos usuários do windows recomendo o programa gratuito Sandboxie. E quem usa Linux, precisa dizer mais alguma coisa? :) :) :) :) :) Só um detalhe a latência do Firefox aumenta com o Noscript numa média de 150 ms, são valores de um processo estocástico.Ok? Recentemente foram detectadas falhas selvagens no IE. São falhas comuns sempre na faixa de 4/5 , 5/5 e 3/5. Sempre é bom checar as estatísticas de falha de segurança dos navegadores. Sempre saem boletins que pode ser checados no site da Secunia ( Advisories-Secunia) neste momento o IE está com 4/5 que pode prejudicar o sistema operacional, seguido pelo windows com a falha de escalar privilégios e danificar o sistema operacional o nível é 4/5. Quer segurança use o Firefox com o NoScript , ou ainda o Chrome. Para atingir o kernel do windows a ameaça tem que andar 4 blocos de controle e passar pelo sandbox é muito difícil. Eu uso o Firefox e o Chrome. Tirem as suas conclusões e levem em consideração de manterem os plugins atualizados e preferencialmente CARREGAR SOB DEMANDA. Acho que ajudei em alguma coisa: Informação vale dinheiro e acho que dei muita coisa de graça. 😉 Claro que há muito mais coisa para dizer. :) Atenciosamente, Cândido Manuel.T… D… PS: É apenas um comentário, a pesquisa e a imparcialidade é o melhor caminho. Recentemente a Microsoft admitiu que o concorrente é melhor do que ela. risos e além disso , parece que ela comprou, nesse ano, o antigo Netscape. Por que será? IE versão mozilla?! Quem sabe? Pesquisem e tirem as sua conclusões. :)

  6. Anonymus

    Isso é bom gera aprimoramentos tecnológicos !! Todos ganham !!! Ninguém perde. A microsoft popularizou a informática. Pessoalmente eu não gosto do IE, mas admiro as coisas boas da Microsoft. :) Cândido Manuel T… D….

  7. Anonymus

    Bem eu não sei se o anonimato é permitido, se não fosse, seria bloqueado. Agora que eu vi nos regulamentos que não se deve postar matérias grandes. Peço desculpas por qualquer comentário tão grande. Gosto de participar, mas gosto de ficar anônimo. Se alguém não gostou, me desculpem. :) Cândido M.T.D PS: A minha intenção era só ajudar.

  8. alan

    por isso uso o melhor navegador em termos de segurança e rapidez o PSAFE WEB http://www.psafe.com/web/

  9. alan

    PSAFE WEB esse navegador é o ”orgulho Brasileiro” O PSafe WEB inclui a Proteção Online®, o sistema premiado de antiphishing do PSafe Antivirus, para que sites maliciosos sejam bloqueado, e sua segurança e privacidade estejam sempre garantidos. +Busca segura: interceptar sites maliciosos +Proteção sandbox: evitar infecção por vírus desconhecido +Proteção anti-invasão: proteção contra invasões de código malicioso +Proteção por isolamento: isolar processo de páginas,extensões o único navegador com cinco estrelas do baixaki recomentado pelo tecmundo e tectudo…

Comments are closed.