Microsoft pede abandono do I.E 6 e Windows XP

Somente após a Mcafee liberar um relatório que indicava o Internet Explorer como principal vulnerabilidade para os ataques chineses as contas do Gmail é que a Microsoft resolveu recomendar que os usuários migrem do Internet Explorer 6 para o IE 8 e do Windows XP para as versões superiores do sistema.

Tabela de Vulnerabilidade

Segundo a Microsoft, o exploit utilizado nos ataques só pode ser utilizado em sistemas Windows 2000 e XP com Internet Explorer 6 e neste artigo recomenda:

Recomendamos a todos os utilizadores do IE6 em sistemas Windows XP para fazerem upgrade para uma nova versão do Internet Explorer ou activar o DEP (Data Execution Prevention). Também recomendamos aos usuários do Windows XP para fazerem o upgrade para versões mais recentes do Windows.

Nos Estados Unidos, o gerente geral do grupo de segurança afirmou que a Microsoft vai liberar uma atualização exclusiva para esta vulnerabilidade e como cuidado adicional recomendou que os usuários do Internet Explorer 8 configurem o navegador com o padrão de nível máximo de segurança (Ferramentas/Opções-> Internet/Segurança).

20 comments on “Microsoft pede abandono do I.E 6 e Windows XP
  1. Luiz Souza

    Nope! Thank you M$, mas no meu XP home licenciado eu faço tudo o que preciso e sinceramente não tenho mais nenhum interesse em sistemas operacionais desenvolvidos pela empresa de Redmont! Os bugs de segurança de hoje no XP, seguramente aparecerão de outra forma no seven, assim como surgiram no 2000 e foi utilizado o mesmo expediente: migrem para versões mais recentes do windows, pois são mais seguras. Estes truques pra upgrade não colam mais! Atualmente utilizo o linux pra internet pesada e o XP para trabalhos com programas windows, nada que um bom dual boot não resolva! Internet explorer 6, 7 ou 8 são tudo a mesma coisa, os crackers imediatamente se atualizam aos novos furos, mas ter é usar o IE6 na máquina realmente é pedir para ter problemas! É bom atentar também para o uso crescente de “rootkits”, isso sim é problemão!

  2. João Francisco

    abandonar o IE 6 faz muito sentido, mas o Windows XP não tem nada haver. da-lhe jogada de marketing!

  3. Perish

    **MKT**

  4. Kowalski

    Se a Microsoft fizer uma promoção especial do Windows 7 ou me dar a licença, eu largo o XP… 😉 rsrs Também acho que isso é puro marketing para fazer as pessoas comprarem o Windows 7…

  5. Versuri

    Isso deveria ser como o Recall. A Microsoft poderia fazer um upgrade gratuíto ou por um custo bem pequeno do XP para o Seven já que existe esta vulnerabilidade.

  6. Pingback: Obedeça a Microsoft: largue o IE6 e o Windows | Ubuntu Dicas

  7. Mauro Stone

    Sistema Capitalista+Mundo Consumista=Microsoft(Entenda isso).OK?

  8. Marcelo B.

    Só uma ressalva. Esse é o blog dos engenheiros de segurança que trabalham para a microsoft e esta é uma recomendação do blog, ou seja, destes engenheiros. Vejam no About do blog onde eles informar que: ‘As always, Microsoft security bulletins or security advisories are the ultimate authority for security issues, but we’ll include juicy spill-over technical stuff in the SRD blog.’ Em outras palavras, a última palavra sobre segurança da MS são os boletins de segurança da MS e este não é um deles. No artigo, é referenciado um boletim de segurança específico: http://www.microsoft.com/technet/security/advisory/979352.mspx Não há menção, neste boletim, ou recomendação explícita para o upgrade do xp. O mais próximo que eles chegam disso é: ‘Protected Mode in Internet Explorer on Windows Vista and later Windows operating systems limits the impact of the vulnerability’. No modo de proteção, no vista, e nos mais recentes sistemas operacionais o sistema limita o impacto desta vulnerabilidade. Em outras palavras, limita mas não elimina o impacto totalmente. Abs., Marcelo.

  9. Alan Resende

    Abandonei o XP faz tempo! Ele é feio demais e não aceita mais de 3Gb de RAM! Minha maquina era boa demais pra ele…

  10. Agnaldo

    Há tantos browsers excelentes como Chrome, Firefox, Opera e Safari (só pra citar os principais), ao mesmo tempo que há pessoas que usam a versão desatualizada do IE porque já vem pré-instalado no Windows XP e essas pessoas nem sabem o que é um navegador de Internet, muitos menos que há outros além do IE. O Windows XP ATUALIZADO, CONFIGURADO e com PROGRAMAS DE SEGURANÇA BONS, é um excelente sistema operacional, tão bom quanto o Windows 7. Mas a Microsoft apela em sua estratégia de marketing justamente para que as pessoas sem muito conhecimento no assunto atualizem seu S.O. para o mais recente achando que com isso vão ter um grande aumento de segurança. Fiquem com o XP ou que a Microsoft distribua licensas gratuitamente para o Windows 7. Boas dicas: Abandonem o Windows, usem o LINUX… Abandonem o Internet Explorer. Usem o FIREFOX…

  11. Luiz Edmundo

    Se o Seven fose apenas uma atualização do xp, eu migraria para ele.Instalei o seven por duas vezes e não achei melhor ( nem siquer semelhante) ao xp. E navegador é o firefox.

  12. ALF

    kkkkkkkkkkkkkk…. ainda bem que eles assumen que produtos da microsoft não presta…. não adianta, vc muda do XP p/ Win7 depois acontece a mesma coisa… minha unica esperança é que o linux se torne um sistema compativel e facil de usar… (só uso windows por causa dos programas e facilidade de configuração)

  13. JOAQUIM TRINDADE

    o problema da imigraçao do xp para o windows 7 e que por exemplo no meu computador ha uma serie de itens que nao teem as drives apropriadas e nem encontro nos fabricantes. entao o que posso fazer? comprar um compurador novo? Deixem-se de brincadeiras. Ou entao ofereçam-me um computador completamente compativel com o windows seven

  14. Luiz Souza

    Temos que “emigrar” é de plataforma. A Microsoft pede mais grana, migrem para o sete, utilizem todo o potencial das suas poderosas máquinas, mas esquece algumas coisas básicas: Microsoft reconhece bug do Windows que existe há 17 anos http://www.gizmodo.com.br/conteudo/microsoft-reconhece-bug-do-windows-que-existe-ha-17-anos É mole ou quer mais?

  15. Camus

    abandonar o IE 6 faz muito sentido, mas o Windows XP não tem nada haver. [2]

  16. jake

    nao largo o xp nem q me pague

  17. eduardo

    Ja larguei o XP faz anos! (3 mais ou menos) Tô muito satisfeito com o Windows 7

  18. Matheus Costa

    Concordo! É duro ter de ser obrigado a usar o Internet Explorer 6! Muuitas das pessoas não ligam pro desempenho, facilidade e velocidade e os problemas que o Internet Explorer 6 pode causar no Computador! Boom Mas abandonar o XP? Não! Decididamente, se a Microsoft Baniir o XP Serei obriigado a migrar para o Mac! Ruum! Baisem o Mozilla Firefox, gente! Nenhuma versão do Internet Explorer vele a pena!

  19. Matheus Costa

    E mais: Concordo em usarem o Windows 7! É ótimo!

  20. Pingback: A última década: Browsers | Fernando Paes

Comments are closed.