Mozilla Firefox ESR

A principal reclamação dos usuários corporativos no novo ciclo de desenvolvimento do Firefox é o problema de ser preciso atualizar o navegador em curto espaço de tempo. Isto deve mudar nas próximas semanas pois a Mozilla pretende lançar o Firefox ESR, uma versão do seu navegador voltado exclusivamente para usuários corporativos e que deve demorar mais tempo para ser atualizado.

Diferente das versões do navegador para usuários domésticos que sofrem atualizações à cada 5 semanas, a versão para empresas será lançada a cada 30 semanas com suporte durante 42 semanas.

A equipe da Mozilla já estabeleceu a equipe responsável por esta versão do navegador. E a proposta conta no site oficial.

Mozilla Firefox ESR

Atualmente a Mozilla está pedindo que os usuários deem um feedback sobre a proposta, apesar de afirmar que já planeja o lançamento do Firefox ESR.

O primeiro Mozilla Firefox ESR deverá ser baseada no Firefox 8 ou 9 e por enquanto a versão móvel não está incluída no programa. Usuários que tiverem interesse em opinar e dar sugestões, poderão fazê-lo através do e-mail stormy@mozilla.com.

A proposta atual sugere que “Firefox 8 ESR” seja disponibilizado em 1 de janeiro de 2012 sendo que dia 28 de agosto de 2012 os usuários deverão abondar a versão e atualizá-lo para seu sucessor, o “Firefox 13.0.1 ESR” (incluindo dois ciclos de qualificação).

Com o objetivo de diminuir quaisquer problemas, a Mozilla convidará as organizações interessadas a testar seu “novo” software. Essas organizações terão uma grande importância no projeto, pois o Firefox ESR não contará com milhões de internautas dispostos a testá-lo, como acontece nas versões de testes liberadas até o momento.

One comment on “Mozilla Firefox ESR
  1. Jailson Freitas

    A Mozilla está perdida, antes o “concorrente” era o Internet Explorer, a Mozilla lançava atualizações a cada ano. Com a chegada do Chrome a Mozilla teve que mudar a estratégia, pois começou a perder espaço e o navegador da Google cresce a cada dia e lança atualizações regularmente. Para tentar recuperar usuários perdidos para o Chrome, a Mozilla resolveu também atualizar o Firefox em curto prazo, o problema é que agora com as reclamações das corporações a Mozilla é forçada se adaptar novamente ao mercado. Talvez essa ideia vingue, se der certo, o concorrente da Google também pode seguir o mesmo caminho. A Microsoft não vai se mexer, pois ela esta preocupada com o lançamento do W8 e também em sepultar o WXP. A Mozilla muda novamente a estratégia para se manter viva em 2º lugar. Abraços.

Comments are closed.