NetSetMan: Gerenciador das configurações de redes para Windows 8

A internet e o uso de rede nos computadores exige a cada dia que passa de ferramentas para o seu gerenciamento com mais eficiência e neste aspecto um dos mecanismos disponíveis na atualidade é o NetSetMan.

De forma geral, o NetSetMan funciona como um utilitário o qual consegue gerenciar de maneira rápida e prática diferentes configurações de rede no sistema operacional do Windows 8. Dentre os controles que realiza podem ser alternados perfis diferenciados com informações como endereço de IP, servidor DNS, gateway padrão, servidor do Windows, scripts, grupo de trabalho, impressora e outros.

A principal utilidade deste tipo de ferramenta é para quem possui notebooks e laptops os quais possuem usuários com diferentes perfis de uso como trabalho, diversão, casa, pois com o NetSetMan ao invés de precisar ajustar as configurações de cada um deles de maneira separada é possível configurar tudo de uma vez e utilizar as mesmas de acordo com a sua necessidade.

NetSetMan

Como funciona o NetSetMan

Para ter à sua disposição este utilitário é preciso inicialmente fazer o seu download por meio do site http://www.netsetman.com/index.php?s=nsm#dl-nsm no qual você pode obter a versão 3.7.1 com um tamanho de 3 MB.

Ao entrar neste endereço eletrônico serão oferecidas duas opções de versões do programa sendo a primeira livre exclusiva para o uso pessoal e a versão profissional com um custo financeiro indicada para máquinas com atividade de trabalho mais intensa.

Os recursos que podem ser utilizados com o NetSetMan são inúmeros e variados como suporte para tecnologias como IP, Gateway, DNS, WINS ou ainda múltiplos IP´s por NIC, criação de perfis que organizam, criam ou deletam dados relacionados com conexões do tipo Wi-Fi e WLAN.

É possível ainda colocar nomes diferentes para computadores em locais variados de sua máquina, enviar trabalhos de impressão de forma correta sem necessidades de adições ou correções ou ainda ativar e desativar o adaptador de rede para seu computador.

Mas as suas funcionalidades não terminam por aí já que o NetSetman possibilita ainda organizar configurações de rede como ligar e desligar a partir de conexões que foram armazenadas bem como adicionar, excluir ou alterar as entradas existentes para o roteamento de IP.

Existe ainda a alternativa de criar mapas com os nomes de hosts para endereços de IP, utilizar scripts que estendem a funcionalidade da rede de acordo com as necessidades de costume relacionadas com seus usos habituais.

Além disso, antes de iniciar a sessão e sem fazer nada este utilitário possibilita a verificação das configurações de seu IP ou ainda verificar as definições de Swift existentes como domínio, grupos de trabalho, firewall, nomes de PC, resoluções de tela, estado de NIC e vários outros.

Esta listagem enorme de recursos está presente na versão livre do programa sendo que neste caso algumas ações como entrar e sair de domínios de rede sem colocar novamente seus dados de acessos e ainda não permite o uso de suporte Proxy para navegadores de internet.

Conclusão

Desta forma, o utilitário NetSetMan é uma alternativa interessante para quem deseja configurar de forma prática e eficiente a rede de seu computador com diferentes ações e melhorias no controle de sua máquina.