Novo trojan obriga usuário reparar a MBR

A Microsoft emitiu um alerta sobre uma variante de Trojan que invade o Windows e só pode ser de erradicada voltando o computador a configuração original de fábrica.

Chamado Popureb, a praga sobrescreve o MBR e fica invisível tanto no sistema operacional como para os antivírus e outros softwares de segurança.

Chun Feng, engenheiro do Microsoft Malware Protection Center, afirmou que caso o computador seja infectado com o “Trojan: Win32/Popureb.E” é aconselhável corrigir a MBR (Master Boot Record) e então usar o CD/DVD do Windows para recuperar o sistema a um estado anterior.

A luta da Microsoft contra pragas difíceis de serem removidas já vem de longa data. No início de 2010 um rootkit chamado “Alureon” infectou sistemas após uma atualização de segurança e causou grande dor de cabeça aos usuários.

Mais informações e arquivos para reparar a MBR aqui (em inglês).

25 comments on “Novo trojan obriga usuário reparar a MBR
  1. MIKE

    VIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIVA O LINUX!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Andrei Guimarães

    Pois é. Viva o linux. Maaaaaaaaas… Por isso acontecer FREQUENTEMENTE só com o WINDOWS, creio que tem um motivo muito forte. A concorrência e alguns hackers invejosos gastam seu tempo tentando de VÁRIAS formas “derrubar” a Microsoft com esses viruzinhos chatos, mas não há nada que faça a Microsoft cair no mercado creio eu 😀 O nível do Windows é bem superior ao Linux e o Mac. Para mim o melhor Sistema Operacional que existe. Mas não recuso o Linux nem o Mac não ^^ Lamentável ler esse post aqui no site. =/ Logo sairá

    • Andrei Guimarães

      alguma maneira de o vírus não se alastrar. 😀

      • Jhones

        Tirando o cabo de rede!

      • Logan

        Usando picareta Andrei Guimarães!

  3. Jhones

    Não seja uma marionete do sistema, LIBERTE-SE! Use LINUX

    • Dekamaster

      lol, esse cara deve frequentar a igreja do linux no dia que o linux rodar todos os jogos existentes, sem eu ter que fazer mil gambiarras ou aceitar certos bugs dae você volta ta? Eu to ae com meu windows a duzentos anos e nunca peguei um virus, as pessoas que normalmente pegam esses tipos de virus são pessoas que não se interessam de aprender a usar direito o sistema e se elas não conseguem usar nem o windows, quem dira usar o linux >_> (sim eu uso linux e sei doque eu estou falando, por mais que as pessoas digam que é só botar um cdzinho e sei la oque, mas tem sempre a hora que você vai precisar ir prum terminal pra fazer algo)

  4. Eduardo Pinho

    Se vc ainda não conhece o Linux , não sabe o que esta perdendo, pense em sistema livre de pragas virtuais. sigmainformaticafsa.blogspot.com

  5. Eduardo Pinho

    sim Andrei Guimarães une o Mandriva ( Linux )

  6. Pedro

    É, faz bem o Linux, tá tão abandonado que nem os hackers animam fazer virus pra ele. Se é que já existem umas poucas variantes de virus pra ele, pelo menos.

  7. Pedro

    O grande mal dos Linuxistas é que na boca deles o linux vale muito mais do que realmente vale. Os evangelizadores do linux são todos iguais.

  8. Mara

    Espera aí… Tal vírus atinge quais versões do Windows??? Isso vale também p/ o Seven Ultimate???

    • Jhonny Costa

      Sim. Atinge o Windows XP/Vista/7. Abraço

      • Anônimo

        Minha nossa! Valeu pela informação Jhonny… Abraço

        • Mara

          O impacto foi tão forte que esqueci de digitar meu nome .. Valeu Jhonny

  9. Luiz Souza

    Dá pra usar os dois, que bobagem, não há nada que um bom dual boot não resolva. Quanto ao “viruzinho” em questão eu tomaria cuidado, pois parece um mix de rootkit+trojan feito sob medida para o melhor SO do planeta…enjoy! A proposito: essas pragas visavam dinheiro, faziam o computador/usuário de refém, mas não rebentavam com o windows. Mudaram a estrategia novamente? Valeu pela dica Jhonny, essa eu tinha perdido!

  10. Linux

    Uma simples frase interrogativa. “Por quê perder tempo aprendendo quando a ignorância é instantânea?”

  11. mike

    COLOQUE O CD DO UBUNTO 10.10 E RODE O SÓ PARA TESTES NO PC MESMO SEM INSTALAR NO HD E VAI VER O QUE TODOS OS PC DEVERIAM ESTAR RODANDO.O WIN ESTÁ EM MTOS ? SIM ESTÁ E QTAS PESSOAS FORAM INFECTADAS, PERDERAM TEMPO,INFORMAÇOES E DINHEIRO COM ELE.SE O LINUX TIVESSE A SEU FAVOR 1 CENTÉSIMO DO $$$$ DO SEU BILL PARA PROPAGANDAS !!!!! ….SE NÃO USOU NÃO FALE SEM CONHECER….

    • carioca2012

      Isso sim é uma discusão a toa, o topico não trata de qual sistema é melhor e sim apenas informa, o surgimento de uma nova praga no sistema operacional windos, Eu particulamente não uso o linux, por falta de conhecimento do manuseio do proprio e incompatibilidade de muitas coisas que são feitas apenas para o windons, Sei que e emulador que existe no linux para rodar programas, jogos e etc, não emula a maoiria dos aplicativos do windons, Se faz gostaria muito de apreender para ter mais conhecimento….obrigado….fiquem com Deus.

  12. Fred

    O sistema Linux por ter um número extremamente inferior aos usuários do Windows, torna-o desinteressante aos ataques. Portanto não é mais seguro e sim menos interessante. Aos Hackers não existe sistema de defesa que eles não superem. Sempre à brechas. Um forte abraço a todos.

    • Lucas

      Falou tudo. Nem pra algum fazer um trojan linux pra calar a boca desses fan boys do linux.

  13. mauro

    usem ( norton 2011 ) e nunca mais pegaram um virus

  14. Fred

    em tempo: Onde se lê “Sempre à brechas”, leia-se “Sempre há brechas”

  15. Renato

    Era só o que faltava, um vírus para dar trabalho na recuperação da MBR. E ainda invisível ,sem detecção,vai saber quantos pcs estão com esse problema. Eu uso o Kubuntu e Seven em dual boot,e não tenho do que reclamar.

  16. Luis Borges

    Pessoal, voces estão brigando à toa! Enquanto voces discutem o Tio Bill continua enchendo a “guaiáca”. Esse cara é o maior FDP do planeta. Eu já usei todos os Windos e todos os anti-virus (que eu tenho certeza que são encomenddos pela Microsoft e seus cupichas (Norton, Viruscan, Panda, Kaspersky, etc…) Acham que se o Billzinho quisesse, ele não conseguiria blindar os Windows? Mas daí não seria lucrativo para ele (nem para os cupichas). O que é que a Symantec, Panda, MacAfee e outros gigantes da (in)segurança fariam com seus empregados e suas AÇÕES NAS BOLSAS se não existissem os virus para eles combater? Vou dar uma dica para quem possa interessar: eu uso o Linux só para acessar a internet e baixar arquivos. Para trabalhar (eu faço placas eletronicas-PCB), eu uso o windows XP, pois os programas que eu uso não rodam no Linux. Essa foi a melhor maneira de poder ficar um pouco imune aos viros de Windows.

Comments are closed.