Provedores deverão entregar ao menos 60% da velocidade contratada

Pode parecer ridículo, mas se você contratar um serviço de banda larga de 1 MB e a velocidade de sua conexão estiver em apenas 10% (pouco mais de 100 Kbps), você não pode reclamar, afinal, as regras atuais garantem apenas 10% da velocidade contratada. Com as novas metas de qualidade da Anatel, pelo menos na teoria isto deve mudar.

Segundo publicação da Agência Brasil, à partir do ano que vem, as empresas com mais de 50 mil assinantes deverão entregar uma média mensal de 60% da velocidade contratada. Estes percentuais deverão aumentar ano à ano e em 2014 a velocidade média entregue deverá ser de 80% da velocidade contratada. No caso da velocidade instantânea de conexão, esta não pode ser inferior a 20% e esse percentual deverá dobrar até 2014.

Ainda segundo a publicação, as empresas deverão oferecer aos usuários um software para a medição da velocidade para que seja possível realizar os testes de velocidade e reclamar caso a norma não seja cumprida. Os dados da medição poderão ser encaminhados para a Anatel e, no caso de descumprimento, a empresa poderá ser multada em até R$ 25 milhões.

Voip não pode ser bloqueado!

O que mais chama atenção é que agora está bem claro que as operadora não poderão bloquear a comunicações de voz por meio de conexão de dados. Na prática isso que dizer que uma operadora de telefonia (incluindo as de celular) não poderão bloquear o acesso a serviços Voip como o Skype. Vale ressaltar que até há pouco a Vivo tinha uma cláusula no contrato especificava que serviços de VoIP não poderiam ser usados por meio de redes de dados.

A Anatel também determinou ainda que as mensagens de texto enviadas via celular deverão ser entregues ao destinatário em até 60 segundos.

A medidas começam a valer nos próximo dias, logo após a publicação oficial.

11 comments on “Provedores deverão entregar ao menos 60% da velocidade contratada
  1. Claudio

    Estamos falando de velocidade de download ou upload? Por exemplo eu sou assinante da NET aqui em Maceió(AL) e assinei a velocidade de 1 Mb. o Download esta sempre entorno de 800/900 Kb e as vezes chega a 1 MB mesmo. Agora o Upload não passa dos 280/290 Kb. Gostaria que alguem me esclarecesse melhor isso.

    • Marcos J

      Claudio, considere-se um sortudo, pois aqui no Rio de Janeiro assino 1 Mb de um outro provedor e baixo à 120 kb (velocidade de pico) e velocidade estável em 80 kb, já a velocidade de upload eu nunca fiz medição já que só envio e-mails simples.

    • Bruno Guimarães

      Olá Claudio! No caso da tua taxa de Upload, está tudo ok. Poís a taxa de upload (do modem para a operadora) é menor que a velocidade contratada (fica em torno de 1/3 a 1/4 da velocidade, não passando de 1MB nos planos de 10, 15 e 25MB) isso é uma limitação da tecnologia utilizada DOCSIS e tambem acontece na ADSL (Velox e GVT), pois o modem precisaria gerar um potêncial de frequência maior, e o cabeamento teria que ser totalmente livre de ruídos, o que na pratica é impossivel). Tenho NET 10MB aqui em Recife-PE e o download fica em 8~9MB e o upload fica em 600Kb.

    • Felipe Inhaquite

      Se você ler seu contrato verá que é assim mesmo. Sempre 10 para 1. Exemplo 10mb down / 1mb up. É o padrão isso.

  2. Marcos

    Meu Brasil Varonil!!! I sso é uma vergonha, você paga por um serviço de péssima qualidade, recebe uma velocidade ridícula, paga impostos altíssimos, sustenta políticos corruptos, e por ae vai!! Gostaria de ter um escudo contra essas barbaridades que tanto se fala no Brasil, e efetivamente pouco se faz.. A única solução é reclamar , reclamar e quem sabe algum encontrar alguém sério no comando que mude as regras do jogo.

  3. Virus

    Se não estou enganado as medidas legais serão aplicadas a provedores de Internet com mais de 50 mil assinantes (pelo menos inicialmente). Se estiver certo, muitos dos pequenos provedores, principalmente provedores de Internet a rádio, não terão uma maior pressão da Anatel para entregar a velocidade nominal contratada.

    • Jhonny Costa

      Exato amigo, mas pelo menos poderemos cobrar as gigantes Telefônica, GVT, Virtua, Vivo, Claro, Tim, Oi etc. Abraço

      • Virus

        Pelo menos na minha cidade, o plano 3G da Vivo de 1Mbps funciona a 1Mbps nos horários de pico e até 1,76Mbps nos horários com menos clientes conectados. Segundo o contrato há um limite de 50MB no plano de dados, onde a velocidade diminui para 128Kbps depois de ultrapassado o limite, mas eu baixei mais de 1GB pelo celular e felizmente não houve redução de velocidade tanto na navegação em outros sites quanto nos downloads. Abraço!

  4. Ricardo

    A velocidade é medida em Kbps (K bits por segundo) e a taxa de download está correta, se você assina 1Mb então você tem 1 Megabit de conexão, que, convertido para K bytes vai dar: 1024Kb/8 = 128KB. Isso de 10% é mito. A Velocidade contratada é medida em kilobits e a de download é em kilobytes. =)

    • Tony Rodrigues

      Discordo, Ricardo, pois pela sua explicação a operadora ofereceria planos de 1 “Megabit” e, ao entregar 128 “Kilobits” estaria correta, mas, a meu ver, ESSA explicação é que é mito, pois, analisando QUALQUER propaganda de internet, eles oferecem velocidade em MEGABYTES, não MEGABITS, isso QUANDO informam essa diferença, pois muitas vezes anunciam apenas como “1 MEGA”, “15 MEGA” etc… Preciso me aprofundar em argumentos para mostrar o quanto de má-fé há nisso???

  5. Virus

    Ricardo, você não entendeu o que eu disse. Vou explicar de novo. Nos horários de pico a velocidade da Internet fica em torno de 1Mbps (125KBps). De madrugada fica aproximadamente 1,76Mbps (220KBps). No contrato há uma cláusula que diz o seguinte: se você ultrapassar o limite de 50MB (não importa de qual forma faça isso, se é por download ou upload), a velocidade da Internet será reduzida para APENAS 128Kbps (16KBps). Você apenas repetiu o que eu disse em cima, mas com alguns erros confundindo Megabit (1000 Kbps), usado no Sistema Internacional, com Mebibit (1024 Kbps). Concluindo, pelo menos na minha cidade, a velocidade real da Internet está acima da velocidade nominal contratada, o que é excelente.

Comments are closed.