QCAD: Programa de modelagens 2D gratuito

A grande maioria dos profissionais ou estudantes que precisam trabalhar diretamente com esquema de modelagens em 2D sabem que existe um programa referência no mercado que é o AutoCAD. Mas este programa, além de ser pago, é bastante complexo, exigindo que os usuários realmente consigam fazer um curso ou especialização para conseguir dominar todas as funções.

Mas existem também outras opções no mercado que podem ser mais em conta principalmente para aquelas pessoas que estão começando a criar os seus primeiros projetos, como é o caso do QCAD. Basicamente ele é um programa que traz algumas das muitas funcionalidades dos softwares mais conhecidos, com a vantagem de ser totalmente de graça e possui o seu código aberto, ou seja, pode ser alterado por qualquer pessoa.

O programa pode ser baixado e instalado em qualquer máquina sem que o usuário tenha que se preocupar com pagamentos, serial, etc. Ele já está na sua terceira versão, trazendo algumas novidades bem interessantes comparado a outros do mesmo gênero.

Funcionalidades do QCAD

O programa traz uma série de funcionalidades, como o suporte a camadas, escala para impressão, 35 fontes de CAD incluídas e muito mais. Um dos grandes diferenciais deste programa é a sua interface, que é muito mais simplificada do que a grande maioria dos programas deste gênero. Isso faz com que ele seja acessível até mesmo para as pessoas que nunca tiveram contato com programas deste estilo mas que estão curiosas.

QCAD

Ele também conta coma alguns recursos que permite com que ele seja completamente personalizado. Desta forma, os usuários poderão definir manualmente alguns parâmetros que poderão ajudar muito na hora de criar o seu projeto, como unidade de medida, tamanho do papel, ponto decimal e cor de fundo.

Licença: Freeware
Sistemas: Windows XP/Vista/7/8
Download: www.tomsguide.com/us/download/QCad