Qubes OS Alpha 1

Qubes OS é o mais novo sistema operacional desenvolvido por hackers e especialistas em segurança. O S.O visa acima de tudo a segurança do usuário.

Qubes OS

O sistema é composto pelo X Window System e o kernel Linux. Baseado no Fedora a meta final do sistema é de rodar também aplicativos do Windows.

Qubes OS

O Qubes OS trabalha isolando o sistema através de tecnologias de virtualização. Em um sistema operacional convencional o sistema opera como uma peça única de software com vários processos integrados, no Qubes OS os componentes são isolados em máquinas virtuais, deste modo se o subsistema falhar o restante dos processos não sofrerá impacto.

O sistema de isolamento apoia também máquinas virtuais para fazer compras, acessar bancos ou criar documentos. Se durante uma compra ou acesso bancário um código malicioso ter acesso ao sistema seu acesso não será afetado.

Esteticamente falando o Qubes OS não se difere de um sistema operacional convencional. Há ainda suporte para copiar e colar arquivos, fazer transferência de dados etc.

Curiosidade

Um dos hackers envolvidos na criação do Qubes é Joanna Rutkowska, especialista em segurança que criou o rootkit “Blue Pill” capaz de tomar o controle total do Windows Vista .

Atenção

O sistema encontra-se em fase Alpha, logo não deve ser utilizado no dia-a-dia.

Licença: Open Source
Download: InstallationGuide
Home: www.qubes-os.org

4 comments on “Qubes OS Alpha 1
  1. ESPINHA NA GARGANTA

    que massa, um dia o mundo sera livre do monopolio da microsoft, por mim esse dia ja teria sido a muito tempo, viva a liberdade, abaixo os imperalistas e aproveitar e protestar contra os politicos safados do Brasil.

  2. Augusto

    Que beleza! Tomara que uma versão beta seja lançada logo. Estranho é essa coisa de rodar aplicações .exe. Ousados os caras ae!! =D

  3. stoned

    Hummm… “Ao Beta chegará;mas não prosseguirá…” A Micro$oft não deixará…

  4. alf

    que excelente !!! tomara que surja mais sistemas operacionais alternativos !!!

Comments are closed.