Redo Backup & Recovery: Linux para recuperar o Windows

Redo Backup & Recovery é uma distro do Linux feita especialmente para recuperar e reparar o Windows mesmo em casos em que o sistema operacional não consegue nem ao menos inicializar.

Segundo os desenvolvedores, com esse sistema operacional que roda diretamente de um Live CD ou Pen Drive, é possível recuperar arquivos apagados por vírus, problemas de software em geral e até mesmo falha de hardware.

Depois de baixar o arquivo ISO através do link ao final do artigo você precisa gravá-lo em um CD ou até mesmo colocá-lo em um pen drive conforme já citado. É importante ressaltar que muitas vezes é preciso configurar a BIOS do seu computador para que o boot inicial seja pelo CD ou USB (de acordo com sua escolha). Como isto varia de computador para computador não dá para citar como fazer, mas geralmente aperta-se uma das teclas “F” (varia F6, F8 etc) logo durante a inicialização da máquina para acessar a BIOS.

Enfim, feita a gravação, reinicie o computador com o disco ou o pen drive e reinicie a máquina com o Redo Backup & Recovery. Logo na inicialização do sistema é preciso ficar atento para rapidamente selecionar o idioma desejado, por padrão é inglês. Não há problema se houver qualquer tipo de travamento durante o processo porque após alguns segundos ele volta ao normal.

O programa possui uma interface muito simples e bem organizada. São quatro abas disponíveis: “Início”, “Ferramentas”, “Arquivos” e “Configurações”. Através delas você tema acesso a todas as funções do aplicativo além de programas como o Firefox, o bloco de notas etc. Se quiser você poderá instalar o Skype, Open Office entre outros aplicativos.

Para recuperação de arquivos o aplicativo utilizado é o Photorec, já o GParted é um velho conhecido que permite você gerenciar, editar e redimensionar partições.

Download: sourceforge.net/projects/redobackup/files/redobackup-livecd

One comment on “Redo Backup & Recovery: Linux para recuperar o Windows
  1. itamar

    Puxei o arquivo. TKS pessoal!

Comments are closed.