Rufus: Programa para criar Pen Drives auto inicializáveis

Rufus é um utilitário gratuito que possibilita que permite facilmente o usuário formatar e criar pen drives bootáveis (auto inicializáveis).

O procedimento realizado por esse programa pode ser muito útil em uma série de casos como por exemplo, quando precisamos criar um USB inicializável de ISOs Windows, Linux etc, trabalhar com um computador que não tem um sistema operacional instalado, manipular firmware BIOS entre outras situações.

Apesar do tamanho extremamente reduzido, o programa é rápido e eficiente naquilo que se propõe a fazer, aliás, segundo o desenvolvedor, ele é cerca de duas vezes mais rápido que seus principais concorrentes como o UNetbootin e USB Universal Installer na criação de uma unidade de instalação Windows e ligeiramente mais rápido na criação de USB inicializável à partir de ISOs Linux.

Apesar de estar em inglês, a interface é enxuta e descomplicada.

Rufus Programa para criar Pen Drives auto inicializáveis

Essa nova versão do Rufus sofreu uma série de melhorias e agora está ainda melhor. Abaixo de “Device” é onde você seleciona a unidade, “Capacity” a capacidade e “File System” o tipo de partição a ser utilizada.

Logo abaixo de “Format Options” uma série de ajustes podem ser realizados sendo que desmarcando “Create a bootable disk using”.

Uma questão interessante que deve ser citada é que o programa detecta automaticamente e de maneira bem rápida um dispositivo USB sempre que ele é conectado.

Enfim, é um programa leve e eficaz que cumpre o que promete. O download é recomendado!

Licença: Freeware (Grátis)
Sistemas: Windows XP/Vista/7
Download: rufus.akeo.ie

This entry was posted in .
2 comments on “Rufus: Programa para criar Pen Drives auto inicializáveis
  1. vitor

    Ola!! Johonny sera que vc poderia por favor explicar o passo a passo para criar o usb botávell.,eu formato com o CD mas com USB ,nunca fiz . Obrigado amigo ,e continiue com esse belo trabalho que faz para nós internaltas. Abraço.

  2. fabiano

    Muitoo bom mesmo curtii um dos melhores programa que ja testei

Comments are closed.