Scan Tailor: Melhora a qualidade dos documentos digitalizados

Scan Tailor é um utilitário gratuito destinado aos usuários que desejam melhorar a qualidade dos documentos digitalizados.

Essa é uma ferramenta de pós-processamento interativo para páginas digitalizada que executa uma série de operações como divisão de página, adição e remoção de bordas entre outros. Com apenas alguns cliques você cria arquivos com alta qualidade, abre imagens escaneadas e obtém páginas editadas prontas para impressão ou para conversão em PDF ou DJVU.

Segundo o desenvolvedor, o Scan Tailor foi escrito na linguagem de programação C++ com início do projeto em 2007. Hoje como trata-se de um software mais “maduro”, ele é apto a ser utilizado não apenas por entusiastas mas também por profissionais da área de biblioteca e similares.

Scan Tailor Melhora a qualidade dos documentos digitalizados

Utilizar o programa é muito simples sendo que a criação do projeto requer apenas a indicação da pasta que contém as imagens a serem tratadas. As ferramentas de ajuste ficam localizadas no canto superior esquerdo. “Fix Orientation” gira a página, “Split Pages” divide a página, “Deskew” ajusta a imagem quando ela não foi adequadamente ajustada após escaneamento, “Sect Content” permite remover partes desinsteressantes do arquivo e “Margins” permite estilizar o espaço dos cantos.

No geral o Scan Tailor é bom e funciona de maneira relativamente simples mesmo obrigando o usuário a criar um projeto para iniciar a edição. Um único ponto negativo é que não há suporte a arquivos PDF sendo obrigatório que o arquivo a ser ajustado esteja em formato de imagem. Enfim, é uma opção interessante para pequenos ajustes em imagens digitalizadas.

Licença: Freeware (Grátis)
Sistemas: Windows XP/Vista/7
Download: scantailor.sourceforge.net/?q=en/node/3