Sites seguros: como lidar com ameaças e vulnerabilidades na internet

Apesar de ser um assunto cada vez mais recorrente em artigos e discussões da atualidade é preciso sempre mais abordar a questão de buscar o uso de sites seguros na internet com a necessidade de saber a melhor maneira de lidar com as ameaças e vulnerabilidades existentes na grande rede de computadores.

Esta situação que é problemática para os internautas de forma individual se torna ainda pior em seus efeitos quando se referem à administradores de sites ou lojas com a realização de vendas pela internet. Isto ocorre porque o uso de um site com algum tipo de ação maliciosa mesmo que por meio da ação de hackers pode levar a complicações como a perda dos dados relacionados com seus clientes.

Nesta situação é preciso buscar o conhecimento das principais ações e ameaças bem como os mecanismos de proteção para tornar um site ou blog totalmente seguros como iremos mostrar em seguida neste artigo.

Sites seguros

Como são feitas ameaças em sites

Uma das principais maneiras de lucro dos hackers na atualidade se refere à obtenção dos dados de outras pessoas para o seu uso próprio por meio de sites da internet como de bancos, dados de compras ou outros.

Neste tipo de atuação podem ser usados mecanismos comuns deste tipo de ator eletrônico, mas também podem ser utilizadas ferramentas novas para entrar em sites de outras pessoas e obter os dados presentes nos mesmos.

Os locais que podem ser identificados a atuação de hackers em um site são vários como a mudança no padrão de endereço eletrônico do site com manipulação de parâmetro, injeção SQL, negativa para a obtenção de um serviço e outros.

A descoberta deste tipo de ação, no entanto, não é um trabalho fácil, mas existem diferentes tipos de ferramentas que permite a oferta de relatórios diários dos seus sites com relação à presença pontos de vulnerabilidade e ações maliciosas nos mesmos.

Com relação a este assunto pode ser que um site confiável esteja sendo infectado por um hacker sem seu webmaster saber e para controlar isso existem navegadores e plug-in de navegadores na internet que emitem um alarme quando você está prestes a entrar em um site com qualquer tipo de ameaça.

Ao considerar os efeitos deletérios de um site com ameaças ou vulnerabilidades do ponto de vista dos webmasters pode ocorrer a perda dos dados de seus clientes ou informações importantes contidas no mesmo bem como a sua eliminação da base de motores de busca como o Google quando se encontra um código malicioso no mesmo.

Mas os usuários também podem ter importantes problemas com isso em virtude de danos em seu computador e a possibilidade de que seus dados sejam roubados com a realização de ações sem a sua autorização como compras, dívidas e outras ações problemáticas.

Como manter os sites seguros

Diante desta situação com índices crescentes na atualidade é preciso ter alguns comportamentos os para manter seus sites ou blogs seguros como manter o software do servidor de seu site sempre atualizado e corrigido.

É necessário ainda contar com certificado SSL que é emitido por empresas que verificam a real segurança e proteção de seu site sendo que os mesmos existem nos sites com uma barra verde antes do endereço do site.

Outras medidas consiste em utilizar scan diários de malware que verificam a presença de códigos maliciosos e eliminam os mesmos de seu site bem como a avaliação semanal de vulnerabilidades conferindo os pontos em que elas são possíveis realizando uma ação de segurança adicional.

Conclusão

Desta maneira, a garantia de possuir sites seguros com tantas ameaças e possibilidades de vulnerabilidade na internet precisa ser obtida por meio de uma série diferenciada de ações dos administradores de domínios para evitar problemas para seu negócio e os consumidores do mesmo.

One comment on “Sites seguros: como lidar com ameaças e vulnerabilidades na internet
  1. Juliano

    gostaria de ter mais privacidade

Comments are closed.