Smart Status Monitor: Informações sobre discos de armazenamento

Monitorar o funcionamento e o estado de alguns dispositivos que usamos no dia a dia em nosso computador é uma tarefa importante e fundamental para conseguir evitar o aparecimento de alguns problemas que podem atrapalhar o dia a dia de qualquer um. Os discos de armazenamentos são periféricos fundamentais para o funcionamento de qualquer computador e que precisam ser constantemente monitorados.

O Smart Status Monitor é um aplicativo muito interessante que poderá ajudar os usuários na hora de obter informações importantes não apenas sobre o HD interno da sua máquina, mas de todos os dispositivos de armazenamentos que estejam instalados e conectados no seu computador.

O programa consegue reunir uma grande quantidade de informações sobre os dispositivos, mas além de mostrar as informações mais técnicas sobre os HDs, que também são importantes em determinadas situações, os usuários também poderão acompanhar de uma maneira mais efetiva a situação deles.

Funcionalidades do Smart Status Monitor

Dentre as principais informações dos dispositivos de armazenamento que são mostradas pelo programa temos o tipo de interface, a versão do firmware, a quantidade de bytes por setor, a capacidade total de armazenamento e o percentual já ocupado.

Smart Status Monitor

Mas o programa também oferece algumas outras funcionalidades muito interessantes. Muitos usuários não conseguem criar o hábito de verificar frequentemente as informações relacionadas ao seu HD, mas o Smart Status Monitor permite que as pessoas criem alertas que podem ser definidos para que ele avise sempre que o programa atinja um determinado estado de ocupação ou então quando algum problema for detectado.

Licença: Freeware
Sistemas: Windows XP/Vista/7/8/8.1
Download: http://ufpr.dl.sourceforge.net/project/smartstatusmonitor/