SmartCam: Transforma smartphones em câmeras para computador

Hoje em dia, com a qualidade da internet aumentando no Brasil, as pessoas estão mais familiarizadas com recursos de comunicação que exigem uma banda maior, como é o caso das chamadas de áudio utilizando vídeo. E a grande maioria dos notebooks que são lançados no mercado já contam com webcam.

Mas para os computadores de mesa, este acessório, na grande maioria, ainda segue sendo como algo separado, que muitas vezes precisa ser comprado. Mas você sabia que é possível utilizar a câmera do seu smartphone como uma webcam?

Através do programa SmartCamos usuários não vão precisar depender mais do acessório extra, bastando utilizar um smartphone com Android para que ele passe a transmitir as imagens para o computador. Os recursos são praticamente os mesmos dos acessórios propriamente ditos, inclusive permitindo que as pessoas se comuniquem com outras pessoas em tempo real através dos serviços de comunicação instantânea, por exemplo.

Utilizando o SmartCam

Para começar a utilizar o seu smartphone como uma webcam, antes de mais nada é importante que as pessoas baixem não apenas a versão do programa para o computador, mas também a versão disponível para Android. O aplicativo pode ser encontrado no site: play.google.com/store/apps/details?id=com.smartcam.webcam

SmartCam

Depois disso basta conectar o seu smartphone na mesma rede Wi-Fi do seu computador. Não será necessário conectar o smartphone fisicamente no computador. Depois disso basta entrar no app no seu Android para começar a enviar as imagens para o computador como se o celular fosse uma webcam.

O programa ainda oferece alguns outros recursos interessantes, como a possibilidade de alterar o codec de captura do vídeo ou então visualizar a resolução e o FPS do que está sendo mostrado no smartphone.

Licença: Freeware
Sistemas: Windows XP/Vista/7/8/8.1
Download: sourceforge.net/projects/smartcam