Teste de antivírus da Virus Bulletin (Agosto 2009)

Quando falamos em antivírus sempre há uma grande polêmica e as opiniões se dividem em qual é o melhor e qual é realmente eficiente. Esse teste chega para gerar ainda mais polêmica pois de 35 antivírus testados pela Virus Bulletin, 12 tiveram nota negativa.

Teste de antivírus

Foram utilizados no teste cerca de 3 mil pragas sendo eles divididas nas categorias vírus polimórficos, trojans, “WildList vírus” e worms. A máquina utiliza foi a mesma para todos antivírus e era composta pelo sistema operacional Windows Vista Business SP2 de 32 bits.

Para passar no teste foi necessário o programa ser capaz de detectar tanto na procura como no acesso em suas configurações padrão todos os malwares “em estado selvagem” e não detectar falsos positivos na varredura.

Antivírus que passaram no teste:

*AhnLab V3 Internet Security
* Alwil avast! Professional
* AVG Internet Security
* Avira AntiVir Professional
* CA eTrust ITM
* eEye Blink Professional
* ESET NOD32 Antivirus
* Fortinet FortiClient
* Frisk F-PROT antivirus
* F-Secure Client Security
* F-Secure PSB Workstation Security
* G DATA AntiVirus 2010
* Kaspersky Anti-Virus 2009
* Kingsoft Internet Security 2009 Advanced
* McAfee Total Security
* McAfee VirusScan Enterprise
* Microsoft Forefront Client Security
* MWTI eScan Internet Security Suite
* Nifty Corp. Security24
* Norman Security Suite
* Quick Heal AntiVirus Lite 2009
* Sophos Anti-Virus
* Trustport Antivirus 2009

Antivírus que não passaram no teste:

*Agnitum Outpost Security Suite Pro (um falso positivo)
* CA Internet Security Suite (960 vírus polimórficos não detectados)
* Filseclab Twister AntiTrojanVirus (2.612 virus não detectados e 38 falsos positivos)
* Finport Simple Anti-Virus (2.897 virus não detectados e 2 falsos positivos)
* K7 Total Security Desktop (um falso positivo)
* Kingsoft Internet Security 2009 Standard (228 vírus não detectados)
* PC Tools AntiVirus 2009 (1.188 virus não detectados e 1 falso positivo)
* PC Tools Spyware Doctor (1.355 virus não detectados e 1 falso positivo)
* Rising Internet Security 2009 (43 virus não detectados e 1 falso positivo)
* Symantec Endpoint Protection (2 virus não detectados)
* VirusBuster Professional (1 falso positivo)

Concluindo: Um terço dos aplicativos testados não foram capaz de atender as exigências da Virus Bulletin.

Todos os detalhes e outras informações podem ser vistas (em inglês) no Ars Technica e no Vírus Bulletin.

17 comments on “Teste de antivírus da Virus Bulletin (Agosto 2009)
  1. tiago lopes 11

    O symantec não passou?!

  2. Willian Lopes

    E o Panda, também não?

  3. Gustavo Ferreira

    “*Agnitum Outpost Security Suite Pro (um falso positivo) * CA Internet Security Suite (960 vírus polimórficos não detectados) * Filseclab Twister AntiTrojanVirus (2.612 virus não detectados e 38 falsos positivos) * Finport Simple Anti-Virus (2.897 virus não detectados e 2 falsos positivos) * K7 Total Security Desktop (um falso positivo) * Kingsoft Internet Security 2009 Standard (228 vírus não detectados) * PC Tools AntiVirus 2009 (1.188 virus não detectados e 1 falso positivo) * PC Tools Spyware Doctor (1.355 virus não detectados e 1 falso positivo) * Rising Internet Security 2009 (43 virus não detectados e 1 falso positivo) * Symantec Endpoint Protection (2 virus não detectados) * VirusBuster Professional (1 falso positivo)” Agora fiquei confuso, o que o Spyware Doctor está fazendo nesta lista, já que o mesmo é antispyware?! Se o teste foi realizado igualmente para todos os programas antivirus, é normal o Spyware Doctor não ter passado no teste, pois o mesmo tem como objetivo capturar trojans, adwares, rootikits e etc… e não virus. Agora, pode ser que o VB possa esteja se referindo ao Spyware Doctor com Antivirus, mas na lista acima está muito vago e confuso.

  4. Jairo Maciel

    http://www.av-comparatives.org/ Pessoal,pra quem não conhece,este site faz testes comparativos e de performance periodicamente. Dêem uma conferida. Eu sinceramente achei essa lista da Virus Bulletin um tanto esquisita,e como disse o Gustavo aí em cima,um tanto confusa.

  5. Jhonny Costa

    @tiago lopes 11: Não passou e se defendeu dizendo que nos últimos 10 anos arrecadou 44 premios da VB100 em consecutivo e que segundo ela (a Symantec) nenhum outro antivírus chegou perto disto. Ainda acrescentou que irão adicionar as assinaturas de seus produtos os malwares não detectados pois são réplicas raras de vírus polimórficos. Você pode ver todos os detalhes no link da Ars Technica indicada no post. @Willian Lopes: Então, estranhamento o Panda não aparece. @Gustavo Ferreira: Realmente a lista postada pelo Ars Technica é meio confusa e falta alguns nomes, de qualquer forma nenhum produto da PC Tools passou. @Jairo Maciel: Realmente os testes do Av-Comparatives são bastante conceituados, vale à pena comparar os dois. Abç’s

  6. Tiago Santos

    Esse é do bom… ehehehe * Finport Simple Anti-Virus (2.897 virus não detectados e 2 falsos positivos) Caraca, que vergonha.

  7. Jailson

    Engraçado, CA eTrust ITM passou no teste enquanto o CA Internet Security Suite foi reprovado. Não entendei, pois pelo que sei ambos antivirus são do mesmo produtor e um passou e o outro foi reprovado. Acho que deveria ter uma regra mais clara sobre o teste. Aqui uso o Norton 360 e não vou trocar.

  8. Augusto

    Presepada danada… Essa é a mer** em se usar windows.

  9. ton

    por falar nisso,cade o AVST 5?

  10. Wallace Jorgenseno

    Leva a mal n galera, ses fala tanto do kaspersky, nada contra, + ses tem um PC bom pra ele?! Anti-virus pesado, passei pro Eset Smart 4, nunca mas tive problemas, o Karspersky ao meu ver é pra kem tem i7

  11. Dommarco

    Uma piáda este teste,Spyware Doctor como anti-vírus e outras piádas, se querem um teste isento,sem patrocínio e de uma empresa que simplesmente possui o maior banco de dados de malwares do mundo,leiam os testes do AV comparatives.

  12. Sweeney

    Parei de ler quando vi q o AVG passou…já usei vários anti virus , até mesmo os mais conceituados como Norton , Avira , Avast , e Kaspersky , uso NOD32 a 2 anos e não troco por nenhum , melhor anti virus já feito.

  13. Fernando

    Engraçado que já tive vários antivírus e o único que ainda não me deu problemas foi o PCtools Internet Security! Continuo a achar que isso dos testes é tudo uma grande palhaçada

  14. Wallace Jorgensen

    Realmente essa historia de melhor anti-virus é complicado, vc coloca o produto de empresa em check, acho que o melhor anti-virus é aquele que mas te agrada e se enquadra nas suas necessidades, no meu caso por exemoplo uso Eset_Smart_4, leve-rapido-eficiente, é o que eu procurava e nao deixa a desejar

  15. Zuppa

    Uso Norton Internet Security (No XP), McAfee Plus (No vista) e Avia Premium Suite (No outro XP – p testar programas), dentre outros S.O. que dispensam anti-vírus (AV); a máquina é um Dual Core com 3 GB de RAM. Nenhum destes AV se mostrou pesado para o XP ou Vista, quando testei o KIS senti a diferença e considero o AVAST uma boa opção, já que estes AV citados são pagos, especialmente pelo fato de possuir escaneamento pelo BOOT. O motivo da postagem foi pq não vi ninguém citar o McAfee, o qual é ótimo principalmente para para usuários menos experientes, uma vez que não deixa nem salvar arquivos suspeitos no Desktop; deleta-o não hora. Exelente opção.

  16. Felippe

    cade o dr.web que ninguem se fala recomendo avira nod32 kaspersky dr.web avast versao nova

  17. Bruno Rocha

    Rising Internet Security 2009 (43 virus não detectados e 1 falso positivo) Isso é uma mentira, usei a full scan no meu PC com o Kaspersky Internet Security 2010 e não achou por** nenhuma, com o Rising achou mais de 30, esses testes são relativos, mas vale lembrar a segurança começa pelo usuario! Ta na cara que as empresas que pagaram se sairam bem as que não pagaram ^^ se fu no teste.

Comments are closed.