Teste de velocidade do IE8, Firefox e Chrome pela Unesp

São muitos os testes que são feitos todos os dias com os principais navegadores do mercado. Ainda esses dias, a Microsoft divulgou seu teste que coloca a IE como o mais rápido entre os navegadores, mas logo em seguida a ComputerWord publicou outro teste que “desmentia” o da Microsoft.

Desta vez, o teste de velocidade com o Internet Explorer 8, Firefox e Google Chrome foi feito pela Unesp e encomendado pela própria Microsoft. Confira os resultados:

Teste de velocidade

Como pode ser visto na imagem, o IE 8 foi o que abriu mais rápido os 10 dos 25 sites diferentes sites enquanto que o Chrome foi o mais veloz em 8 e o Firefox em 7.

Para a avaliação, foram filmados os carregamentos das páginas em vídeos NTSC com 30 quadros por segundo resultando em uma precisão aproximada de 0,033 segundos, além de outros fatores que visaram uma maior precisão.

9 comments on “Teste de velocidade do IE8, Firefox e Chrome pela Unesp
  1. Chenider

    Agora fica a pergunta, em qual destes testes confiar?

  2. João Francisco

    apenas uma resposta: vale apena mudar de navegador por 0,1 segundo? acho que não…. para mim este é o resultado: os navegadores tiveram desempenhos similares. ponto final

  3. luis

    o IE8 esta bem mais leve,rapido e bem seguro vale a pena atualizalo achei ele bem melhor q o Firefox e Chrome só ñ é melhor q o Opera eo Safari

  4. Felipe

    Acho que não se deve escolher o navegador somente pela velocidade, mesmo porque eu não acesso nem metade dos sites testados, mas também pelo conforto da navegação, facilidade de acessos à favoritos, complementos, etc… Eu, pelo menos, escolhi meu navegador pelo desempenho geral em todos esses ítens.

  5. Jhonny Costa

    @Felipe: Concordo plenamente, eu utilizo o Firefox no dia-a-dia não só pela sua velocidade mas também pelos excelentes complementos que existem. Abç

  6. Pingback: Melhore a velocidade do Firefox

  7. Carlos Hisamitsu

    O teste feito pela ComputerWorld (http://www.guiadowindows.net/2009/03/ie8-ainda-e-o-mais-lento-no-javascript.html) não pode ser comparado com o teste da Microsoft (http://www.guiadowindows.net/2009/03/teste-de-velocidade-ie8-firefox-e-chrome.html). Os dois testes têm abordagem diferentes. O teste da ComputerWorld levou em consideração apenas o tempo de renderização de JavaScript. Já o teste da Microsoft mediu o tempo de carregamento das 25 páginas mais acessadas do mundo. O tempo de carregamento foi definido pelo tempo que demorou para a página ser completamente concluída visualmente, fator que afeta diretamente a maioria dos usuários. No Baboo (http://www.baboo.com.br/absolutenm/templates/content.asp?articleid=34547&zoneid=300&resumo=) tem um quadro mostrando os ciclios da CPU utilizados na renderização dos 100 maiores sites do mundo. Nota-se que JavaScript ocupa apenas 3% desse tempo. O teste da UNESP tem a mesma abordagem do teste da Microsoft. Medir o tempo de carregamento da página. A metodologia do teste da UNESP pode ser visto no link: http://www.ltia.fc.unesp.br/ltia2006/artigos/Teste_Performance_Navegadores.pdf Veja também este teste feito pela PCWorld: http://pcworld.uol.com.br/reviews/2009/03/20/qual-e-o-browser-mais-rapido-internet-explorer-8-ou-firefox-3/

  8. Pingback: webd+ » W3C & IE8 >> Café com Browser

  9. Flávio

    Eu até acho que o IE8 está mais rápido e simples que o IE7. Ele ao menos está mais leve e mais compatível com os padrões web. Também foi eleito como o navegador mais seguro de 2009 e os web slices e os acelaradores e a navegação InPrivate são bem úteis. Acho ele melhor e mais rápido que o Firefox e o Google Chrome… é uma bosta. Enquanto não houve um navegador mais seguro e rápido, vou usar este… mal posso esperar pela versão 9.

Comments are closed.