U-Tranz: Ferramenta para compartilhar arquivos

U-Tranz é um aplicativo muito interessante que permite com que as pessoas transfiram arquivos entre sí, em uma interface desenvolvida em Java e com uma sistema de segurança criptografado muito eficiente. Mas o programa permite apenas que duas máquinas se comuniquem para realizar a transferência de arquivos quando estão compartilhando uma mesma rede local.

O programa realmente é recomendado para usuários preocupados com a segurança dos seus arquivos e que também tenham um conhecimento um pouco mais avançado em redes e segurança do sistema.

O U-Tranz se utiliza de avançados métodos de criptografia e o protocolo UDP, evitando que informações pessoais ou sigilosas sejam acessadas por pessoas indevidas.

Uma grande vantagem deste programa comparado com outra soluções no mesmo segmento é que ele não impõe um limite de tamanho para as transferências. Este limite de tamanho, em muitos casos, acaba incomodando os usuários que precisam recorrer a este tipo de programa muitas vezes para enviar ou receber artigos mais pesados.

Utilizando o U-Tranz

Para que a transferência possa ser feita, tanto o computador de origem quanto o computador de destino do arquivo devem ter o programa instalado. Já a conexão entre as máquinas é estipulada por quem for receber o arquivo e utilizar, respectivamente, o “U-Tranz Server”. O processo de estabelecimento de um canal de comunicação é simples. Basta adicionar o número de endereço IP informado pelo “cliente” do programa no seu “servidor”.

U-Tranz

Depois que a comunicação entre os computadores for estabelecida, o programa dá o sinal verde para que a pessoa que vá enviar o arquivo selecione através do botão Browser e envie.

Licença: Freeware
Sistemas: Windows XP/Vista/7/8
Download: sourceforge.net/projects/utranz/files/lates