Vírus Rixobot bloqueia o computador e pede resgate

Um novo vírus identificado pela Trend Micro como “Rixobot” vem se espalhando na internet principalmente através de sites pornográficos. Depois de assumir o computador do usuário, fechar programas e bloquear o acesso a sites, o programa malicioso exige o pagamento de US$12,00 através de um “SMS premium” para que a vítima possa receber a senha de destravamento.

Rixobot

Segundo relatórios da Trend Micro que invadiu servidores associados ao Rixobot, a mais recente “campanha” arrecadou cerca de US$30.000,00 em apenas cinco semanas.

O pior é que a arrecadação deve ter sido ainda maior pois o arquivo infectado foi baixado 137 mil vezes em dezembro.

Apesar do worm não utilizar técnicas complexas de bloqueio, pelo fato do valor do “resgate” ser baixo, muitas vítimas acabam pagando para evitar maiores aborrecimentos.

2 comments on “Vírus Rixobot bloqueia o computador e pede resgate
  1. Joao

    Mas ai…Pra pegar ele tem que baixar algo ou nao…?

  2. Marcos J

    Era só o que faltava mesmo!!! Pagar para os criadores do vírus liberarem uma coisa que é de direito da própria vítima!!! Bom, provavelmente somente as empresas pagaram para obter o acesso a seus próprios dados, pois geralmente o usuário comum não precisa do conteúdo que possui em seu disco rígido, salvo as pessoas que trabalham como autônomas. Afinal uma formatação (em último caso) quando o hd não foi bloqueado de alguma forma, na maioria das vezes, resolve os problemas com vírus. Se bem que $12,00 sai bem mais barato que contratar um técnico em informática que geralmente cobra por hora, mas quem garante que as pessoas que pagam terão acesso aos seus dados novamente?!

Comments are closed.