WeSay: Programa para criar dicionários

Se você é daqueles que não ficam satisfeitos apenas com os dicionários que estão disponíveis no mercado, existem alguns aplicativos que ajudam o usuário a criação do seu próprio dicionário. Uma das sugestões que podem ser utilizadas para esta tarefa é o WeSay. O programa possui diversos recursos na hora de editar um dicionário próprio, com a vantagem de que as pessoas poderão escolher uma língua de origem e uma tradução para o resultado final.

O mais interessante é que, apesar do programa realmente ter como principal foco fazer um dicionário próprio, existe a possibilidade da pessoa escolher entre começar um dicionário do zero ou ainda começar a partir de um banco de dados que pode ser instalado no programa. Assim, não será preciso que as pessoas tenham que registrar os verbetes um a um.

Para conseguir estes projetos que são iniciados, existe a possibilidade de se pesquisar alguns projetos que estão disponíveis na internet ou ainda procurar em determinados banco de dados de outros desenvolvedores. É possível também ter acesso a dispositivos que estejam em dispositivos móveis ou outras mídias.

Iniciando o seu projeto

Para começar o projeto é necessário escolher uma língua de origem e também uma língua para qual os verbetes poderão ser traduzidos.

WeSay

Depois disso, será necessário incluir todas as palavras que o usuário desejar. É possível, por exemplo, fazer um dicionário apenas com determinados verbetes, ou apenas de uma determinada classe gramatical, sendo que isso vai depender do objetivo da pessoa ao fazer este projeto.

Licença: Freeware
Sistemas: Windows XP/Vista/7/8
Download: wesay.palaso.org/downloads