When Then: agendador de tarefas

Este interessante utilitário portátil permite automatizar tarefas para serem executadas uma após a outra. Por exemplo: você pode automatizar a inicialização de um software de segurança assim que outro é terminado.

Claro que isto é só um exemplo já que o aplicativo oferece muitas possibilidade de automatização.

Após descompactar o arquivo baixado basta um duplo clique sobre o executável para começar a utilizá-lo. A interface é muito enxuto e você poderá visualizar dois links, um logo após de When (Quando) e outro após Then (Então).

When Then agendador de tarefas

O primeiro passo é clicar no link logo após de “When” e configurar quando o processo deve começar. Do lado esquerdo, logo abaixo de “Categories” você deve selecionar qualquer uma das três opções:
Window: Clicando no link “None” você pode selecionar um programa em execução.
Process: Logo abaixo de “select process” você pode selecionar um processo em execução.
Time: Permite definir hora e dia para o monitoramento.

Nas opções “Window” e “Process” você deve deve selecionar logo após “Wait for it to” quando o sistema deve ser iniciado.

When Then agendador de tarefas

Voltando a interface principal do When Then você precisa clicar em “Display a message” logo após de “Then” para definir “quando” que pode ser a execução de um arquivo externo ou o início do logoff, reiniciar, desligamento, suspensão ou hibernação.

When Then agendador de tarefas

O programa consegue trabalhar eficazmente e sem pesar no sistema. Há uma série de funções muito interessantes mas é uma pena que seja tão complexo configurá-lo e para tornar o quadro ainda pior não há uma versão em português e nem ao menos uma interface ou botões intuitivos.
Enfim, só baixe se você é um usuário avançado, consegue ler inglês ou é um grande “fuçador”.

Licença: Freeware (Grátis)
Sistemas: Windows XP/Vista/7
Download: software.bootblock.co.uk/?id=whenthen [266 KB]