Windows 8, a passos lentos, busca dominar o mercado

A notícia pode ser levemente contraditória, mas faz sentido: desde que o Windows 8 saiu do patamar de rumor e chegou ao mercado, em outubro do ano passado, teve muita gente que não seguiu a onda evolutiva proposta pela Microsoft e se manteve fiel ao seu Windows 7 ou XP.

No entanto, com a sua primeira atualização anunciada e disponibilizada para download já no começo de novembro deste ano, a empresa comemora um leve agito nos ventos que sopram a seu favor. Quem aponta isso é o levantamento realizado pela NetMarketShare.

windows-8-a-passos-lentos-busca-dominar-o-mercado

E o maior responsável por essa lufada otimista não foi o Windows 8 em si, mas, sim, a sua versão mais recente, que buscou atender aos apelos e críticas dos fãs e voltou atrás em algumas mudanças – o bom e velho exemplo da volta do botão “Iniciar” não falha nunca. Ou seja: foi apenas com o Windows 8.1 que a Microsoft sentiu o mercado vibrar – ainda que os números não sejam expressivos. Combinados, ambos os sistemas somaram apenas 0,36%.

Por outro lado, quem vem correndo por fora na disputa é o Windows 7, que já vem conquistando a alcunha de “novo Windows XP”, e tem alavancado novamente as vendas da empresa.

Ao que tudo indica, o Windows 8 não emplacou com tamanha facilidade nos lares e empresas, como a Microsoft esperava. Mas mudanças recentes vistas na versão 8.1 podem garantir um respiro à empresa, antes de pensar em atitudes mais drásticas.

2 comments on “Windows 8, a passos lentos, busca dominar o mercado
  1. Luciano de A PEruci

    A Microsoft deveria tomar atitudes “mais drásticas”, para citar os termos da reportagem e não procurar apenas “respirar”… O Windows 8.x desprezou o conceito central no uso com informática: o sistema operacional tem de se adaptar ao usuário, não o contrário. Foi assim que Windows 95 bateu o OS2 Warp (extinto OS 32 bits da IBM, alguém lembra?): interface intuitiva, AMIGÁVEL, agradável. A MS tem uma desculpa, algo para usar em sua defesa: ela comete GRANDES ERROS, mas ERROS NOVOS. Com o Vista, entregou um sistema muuuito mal otimizado, devorador de memória para o Aero. Desta vez ela quis ser autoritária crendo que iria CLONAR a forma como as pessoas DEVEM usar os sistemas de informática. Pressupor unilateralmente que todo mundo adora smartphones e tablets, já foi tolice; Mesmo que fosse verdade, quem disse que todos gostariam de transformar seus monitores enormes em smartphones? Por maior que tenhamos levado os hardwares à convergência, cada um ainda tem uma finalidade distinta. Bem feito para a Microsoft. Eu detestei essa coisa de OFICIALIZAR anúncios no sistema operacional. Windows 8: NUNCA vou usar; Nem de graça e com uma tela touch.

  2. Paulo Guarnieri

    Fora com o Windows 8! Enquanto existir mouse, deve ter menu iniciar. Ficar correndo tela é coisa de celular e tablet. E ainda tem imbecis que dizem que o 8.1 trouxe o Iniciar de volta. O Windows tem involuido, voltou pra uma fase anterior ao 95, quando o menu iniciar foi inventado. E pior, só abre aplicativos em tela cheia… até o nome “janelas” perde o sentido.

Comments are closed.