Windows 8 vs Mac os X Lion

O blog Ignyt publicou um interessante vídeo que mostra dois notebooks: um equipado com o sistema operacional da Apple, o Mac os X Lion e outro equipado com o novo sistema da Microsoft, o Windows 8. A diferença de arranque entre um sistema e outro é algo surpreendente.

Segundo a publicação, para realizar a análise, a máquina com o Windows foi um notebook com processador Core 2 Duo 1,3 GHz e 2 GB de RAM. O MacBook Pro utilizado foi um 2,1 GHz Core 2 Duo com 4 GB de RAM.

Apesar da máquina com o Windows 8 ser mais modesta, claramente o Mac os X Lion foi muito inferior na velocidade de arranque. Veja o vídeo:

A Microsoft tem feito um bom trabalho na criação do novo Windows. O sistema pretende atender a necessidade tanto de pequenos laptops, aparelhos móveis e grandes desktops.

Novo teste

Outro teste similar ao do blog Ignyt foi postado por um usuário do YouTube que apesar de não citar a configuração completa das máquinas afirmou que o Windows 8 utilizou uma máquina com HDD e o Mac os X Lion SSD.

Sabemos que os discos SSD são mais rápidos que os HDs convencionais. De qualquer forma, o resultado foi interessante:

Recentemente a Microsoft revelou através de um vídeo com o chamado “modo de inicialização híbrido” que, segundo a empresa, resulta em uma inicialização até 70% mais rápida se comparado ao Windows 7. Ao que parece, nenhum dos testes acima utilizou este recurso, o que poderia resultar em uma velocidade de arranque ainda maior.

Apesar dos testes serem surpreendentes, é importante aguardamos por outras comparações mais detalhadas para verificarmos se estas diferenças são realmente reais. Além disso, vale ressaltar que ambas as comparações foram feitas entre a velocidade de arranque do sistema. A velocidade de utilização, velocidade para rodar arquivos pesados e outros detalhes não foram medidos.

11 comments on “Windows 8 vs Mac os X Lion
  1. joarez

    Nossa achei lindo o Mac. Preciso comprar um, chega de ruindows.

    • André Gomes

      Muito bem!!!!! Compre tudo liçenciado e seja feliz. Teste também uma boa distro Linux. Usei o Mac por alguns dias em uma máquina de terceiros e gostei muito. No entanto, sou usário Linux a cerca de 4 anos e meio. Cada um no seu. Sem preconceitos e com bom senso.

      • André Gomes

        Usuário e não “usário”.

  2. Lucas ^^

    Realmente a velociade de arranque do windows 8 é simplesmente revolucionária. Eu pensava que o modo de inicialização híbrido já estava ativado. Então se eu ativar aqui provavelmente irá iniciar como prometido pela MS, ou seja, 2seg.

  3. André Gomes

    Gostei da apresentação do Windows 8. É uma pena que o sistema das janelas (windows) tente ser melhor que o Mac ou mesmo o Linux nesssa questão, deixando questões de segurança em terceiro plano (ela é amiga dos fabricantes de antivírus). Deveria mostrar realmente um teste igual, proporcional e mais justo. Que usa Mac sabe disso. Apenas lembrando os três estágios de usuários: 1. Comum e dependente: usuários do Windows; 2. Grau de conhecimento segundário: usuários do Mac; 3. Independente e buscando sempre mais conhecimento: usuários de Linux. Todos os três são felizes com os seus sistemas operacionais, no entanto, será mais feliz se souber utilizar cada um e for independente, livre e aberto.

    • Lucas ^^

      Windows 8 tem várias novidades na área de segurança. Isso de Mac e Linux mais seguros que windows so vou acreditar quando todos tiverem a mesma fatia do mercado, ou seja, nunca. Sevidores linux e sites de distribuições linux que o digam, sempre invadidos.

      • André Gomes

        Nunca estarão “na mesma fatia de mercado”. Vossa expressão explica claramente isso. Cada um com o seu, fazendo o seu melhor e desenvolvendo. Que a fatia que cada um usa seja a sua melhor fatia. E que o bolo seja legal.

  4. Andrei Guimarães

    Interessante mesmo. A Microsoft deve lançar um método de escolha para o usuário, de escolher entre o novo método de entrada, o Metro, ou então o modo classico mesmo. Assim seja então ^^ Abraços

  5. Geraldo Magela Pereira

    Vamos pensar em educar as pessoas para o uso correto dos computadores.De qua adianta o melhor sistema se a maioria das pessoas não co segue identificar o antivírus da sua máquina e se o identificam não sabem utilizá-lo corretamente.O maravilhoso mundo do super SO de nada valem se as pessoas não tem o conhecimento básico de uso e segurança.

  6. Luiz

    Apesar disso tudo deve ser lembrado que o lion inicia da onde vc parou na ultima vez nao precisa ficar abrindo programas 😀

  7. Vindias Omax

    Pow @Luiz desde o windows xp que isso também é possível, o nunca usado hibernar, que agora no Windows 7 se chama suspender, o que o mac osx Lion faz é o mesmo princípio, porém não fala para o usuário, por que ele quer que a galera ache que é MÁGICA !!!! E não é…Detalhe, esquema roubado do Linux…kkkkkk…Mais a Apple foi a última a implementar…

Comments are closed.