Windows Assistência Remota: Como instalar e usar recurso no Windows 8.1

O uso de computadores e notebooks se tornou nos dias atuais uma ação tão comum e normal quanto a alimentação diária sendo que por isso surgem de forma constante atualizações variadas com relação aos controles dos sistemas que operam este tipo de aparelho como o Windows Assistência Remota.

Este serviço se refere a uma série de configurações e organizações no seu computador que é equipado com o Windows 8.1 da Microsoft de forma que a sua assistência e controle possa ser feito de forma remota e mais facilitada.

Windows Assistência Remota

O que é o Windows Assistência Remota

Este mecanismo de controle existente no Windows 8.1 é um bom caminho para o oferecimento de controle ao seu computador com Windows para alguém que você confia com relação a este tipo de ação de forma remota.

Isto ocorre por meio da autorização emitida por você para que um amigo, conhecido, parente ou mesmo um técnico relacionado com o ramo de informática possam usar o seu próprio mouse ou computador para poder controlar o seu computador e a forma adequada para a fixação de um problema encontrado.

Como instalar e usar o Windows Assistência Remota no Windows 8.1

Para quem pretende instalar esta funcionalidade em seu computador é preciso inicialmente com o computador ligado pressionar conjuntamente as teclas Win+X sendo que após este comando surge a tela principal de Menu no qual é preciso selecionar a opção “Painel de Controle”.

Uma vez nesta nova página escolha a opção “Sistema” na qual serão mostrados os comandos e ações básicas para possibilitar o controle dos sistemas de seu computador como configuração da CPU, instalação de memória, dentre outros.

Neste local escolha a opção que fala sobre “Permitir Assistência Remota para este computador” e em seguida clique no ícone “Aplicar’ para que o mesmo seja instalado em sua máquina.

Neste momento, existe a possibilidade de configurar na nova tela certas propriedades que desejar como limites para o uso da assistência remota, escolha para permitir o um computador de ser usado remotamente ou ainda determinar um número máximo de delimitações para este uso específico.

Caso o seu Windows Firewall coloque algum tipo de bloqueio para o uso do Windows Assistência Remota é possível criar um caminho para evitar este problema clicando na caixa de diálogo “Executar”, em seguida digite “Firewall.cpl” e em seguida clique em “OK” para confirmar a ação pretendida.

Em seguida vá na aba lateral à esquerda e escolha a opção “Permitir um aplicativo ou recurso pelo Windows Firewall” e neste caso surge em seguida uma lista de todos os dispositivos que estão habilitados ou não para seu uso pelo Firewall e em seguida clique na opção “Mudar Definições”.

Busque na listagem apresentada em seguida a opção chamada “Assistência Remota” e escolha esta alternativa determinando com isso a permissão para que este recurso seja permitido em seu computador.

Logo depois abra um prompt de comando do tipo “msra.exe” e acerte a entrada para abrir a Assistência Remota do Windows e em seguida siga as recomendações do assistente da tela que surgir.

Clique logo depois nas opções “Convide alguém que você confia para ajudar você’” ou “Ajude alguém que tenha convidado você” de acordo com a situação relacionada sendo que o convite pode ser feito tanto por meio de um arquivo como também por e-mail através do link “Use o e-mail para mandar um convite”.

Após o envio do convite a pessoa deve inserir o código enviado na caixa referente à Assistência Remota e uma vez feita essa ação os dois computadores estarão conectados para os controles a serem feitos.

Conclusão

Portanto, por meio do uso do recurso Windows Assistência Remota oferece uma maior comodidade para controlar as ações de seu computador por mais de uma pessoa de maneira fácil e segura.