Windows To Go

Apesar de ser possível instalar o Windows 8 pelo Pen Drive, não é possível rodá-lo sem instalação como acontece em algumas versões do Linux como o finado Kurumin, mas isto deverá ser mudado em breve pois a Microsoft revelou recentemente que pretende lançar o Windows To Go, um sistema operacional que roda direto de pen drives e permite o usuário carregar todas as suas configurações e preferências para qualquer lugar e acessá-las de qualquer computador.

O “To Go” é baseado no Windows 8 e simulará uma instalação completa do sistema. Ao iniciar o sistema, o gerenciador de boot verifica se há alguma mídia conectada e carrega o conteúdo.

O interessante é que no caso do pen drive ser retirado da porta USB o sistema sistema fica paralisado e no caso de não ser recolocado em 1 minuto ele desliga. O sistema não suporta hibernação. Veja a demonstração no vídeo abaixo:

Especula-se que o preço do sistema seja de US$50,00 e inicialmente o foco seja usuários do meio corporativo, mas é muito difícil que o sistema não seja utilizado por usuários domésticos. Segundo a Microsoft:

Windows To Go é um novo recurso no Windows 8 que permite que os administradores da empresa para criar drives USB. Com ele é possível inicializar e executar o Windows em qualquer computador. Funcionários poderão usar um dispositivo em sua casa, escritório ou onde quiser.

O Windows To Go será compatível com USB 2.0 e 3.0 e pen drives com no mínimo 16 GB. Ainda não há nenhuma previsão para a data de lançamento e nem se alguma prévia será liberada via download.