Yale: Monitor de uso da largura de banda

Yale é uma ferramenta muito completa para monitorar detalhadamente o uso da largura de banda de todos os adaptadores de rede ativas no sistema.

Existem muitos bons softwares para o monitoramento de rede como é o caso do NetSpeedMonitor, no entanto, a grande maioria desse tipo de ferramenta exibe apenas o uso de banda de um adaptador selecionado. Se você estiver usando várias interfaces de rede é preciso utilizar um avanço analisador como esse.

O Yale é realmente muito completo permitindo não só a realização de sua função primordial como também exibe o uso da CPU e taxa de transferência dos discos rígidos.

Logo após que o programa é instalado é exibido um analisador sobre a área de notificação do sistema. Você pode de maneira agradável ver o uso da CPU atual, taxa de transferência de disco e adaptadores de rede ativados junto com o carregamento e taxa de download.

Yale Monitor de uso da largura de banda

Clicando em um determinado adaptador de rede são exibas informações estendidas sobre os dados da conexão de rede ativa. Quando você expande uma seção ele classifica as informações com base em grupos incluindo IGMP, DNS, HTTPS, UPnP, TCP, UDP etc. A velocidade de upload é exibida em vermelho enquanto o download é exibido em azul.

Como se não fosse o bastante, além de indicar os valores o programa exibe a oscilação de cada um dos elementos possibilitando o usuário detectar os momentos de pico, instabilidade e quedas.

Sempre que necessário você pode ocultar um elemento de rede através de um duplo clique sobre o mesmo. Toda informação oculta pode ser gerenciada à partir do console de configuração que pode ser acessada através do menu da bandeja.

Licença: Freeware (Grátis)
Sistemas: Windows XP/Vista/7
Download: thesz.diecru.eu/content/yale